Dia 20 de junho é comemorado o Dia do Advogado Trabalhista e devido a essa data o artigo de hoje vai falar sobre o curso de pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho, uma especialização essencial para os profissionais dessa área.
O curso não é somente para os advogados que atuam na área trabalhista, mas para esses certamente o curso é de extrema importância e trará conhecimentos que ajudarão na atuação profissional, assim como um grande diferencial no currículo.
Aliás, a data 20 de junho foi escolhida pela Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, pois neste dia, em 1963, a primeira fundação da categoria no país foi fundada.
O que se aprende na pós em Direito e processo do trabalho da EPD?
O Direito do Trabalho passou por reformas que lhe imprimiram nova configuração em todas as suas vertentes: material (individual e coletivo) e processual. Essas reformas exigem um novo estudo do Direito Trabalho, principalmente após a Reforma Trabalhista de 2017, que alterou com profundidade a legislação trabalhista. Não bastasse isso, é cada vez maior a gama de direitos fundamentais que passou a ser exigida nesse ramo do direito, notadamente após a Emenda Constitucional 45 de 2004, que alterou a competência da Justiça do Trabalho. Não bastasse tudo isso, o surgimento de uma nova legislação processual em 2015, com a edição do Código de Processo Civil, potencializou a necessidade de estudo do processo do trabalho em um novo ambiente, especialmente em razão do novo art. 15 desse diploma processual. Por tudo isso, o curso de Pós-Graduação em Direito e Processo do Trabalho da EPD tem por objetivo oferecer ao profissional da área o aprofundamento na matéria e a capacitação necessária para o exercício das atividades exigidas com conhecimento, segurança e atualização, tornando-o um especialista nesse ramo do Direito e, assim, um profissional ainda melhor.
O curso é dividido em módulos, que são subdivididos em disciplinas, que também são subdivididas em aulas.
As disciplinas são:
· Princípios e Fontes do Direito do trabalho
· Contrato de trabalho
· Remuneração e salário
· Estabilidades e garantias de emprego
· Direitos Fundamentais e o Direito do Trabalho
· Direito Sindical
· Direito Empresarial Aplicado
· Direito Previdenciário e Penal do Trabalho
· Organização e Competência da Justiça do Trabalho
· Inicial, Intervenção de Terceiros e as Provas
· Teoria Geral dos Recursos
· Execução Trabalhista
· Metodologia Científica da Pesquisa Jurídica
· Didática do Ensino Superior
O curso é oferecido na modalidade EAD e tem duração de 18 meses, com carga horária de 360 horas.
A coordenação do curso é dos renomados Márcio Mendes Granconato e Carlos Augusto Marcondes de Oliveira Monteiro.
Por que escolher a pós em Direito e Processo do Trabalho?
A área trabalhista é uma das mais procuradas dentro do Direito. As relações trabalhistas ocorrem em todos os tipos de empresas e no Brasil, de acordo com os últimos dados, existem quase 19 milhões delas.
Esse é um motivador para que os estudantes decidam seguir nessa área, porém também demonstra a grande concorrência que pode existir. Uma pós-graduação em uma instituição de renome como a EPD pode ser o diferencial no mercado de trabalho.
Se você se interessa pela área trabalhista, busque maiores informações sobre a pós em Direito e processo do trabalho. Mas se você ainda tem dúvidas sobre qual área se especializar, leia estes outros artigos.
Deixe um comentário