Graduação presencial em Direito

Excelência, modernidade e visão de futuro! A faculdade de Direito da EPD é
notabilizada pela junção perfeita entre tradição e a modernidade, unindo um
corpo docente qualificado com uma proposta de currículo multidisciplinar,
modular e focada em resultados práticos efetivos. 

Escolha sua forma de ingresso:

Apresentação

A Graduação em Direito da EPD permite que os alunos possam ser certificados em habilidades específicas para impulsionar suas carreiras desde o primeiro ano do curso, promovendo maior aderência ao mercado de trabalho e às necessidades exigidas do profissional das mais diversas carreiras jurídicas. 

Essa metodologia única para desenvolvimento de habilidades, bem como a utilização de uma matriz curricular customizável, permitem ao estudante reconhecer as trilhas de conhecimento jurídico que mais se adequam ao seu plano pessoal desde a primeira etapa.

Além disso, a grade do curso como um todo é voltada ao empreendedorismo e aos desafios tecnológicos desse novo profissional, que poderá se destacar em um concorrido mercado de advogados, tanto no setor público quanto no privado.

Veja alguns Diferenciais da EPD

* para os ingressantes como calouros no 1º Semestre
  • Inglês Jurídico
  • Certificações Intermediárias
  • Seguro Aprovação OAB
  • Empregabilidade
  • Localização Privilegiada
  • Vivência com Universidades Internacionais

Veja algumas vantagens de estudar na EPD

  • Conceito institucional máximo no MEC e Nota 5 (máxima) no Índice Geral de Cursos do MEC
  • Corpo docente único com autores das principais obras para a formação jurídica
  • Infraestrutura com 6 mil metros quadrados voltados exclusivamente para o ensino do Direito
  • Biblioteca com mais de 30 mil exemplares de livros, revistas e outros materiais
  • Salão Nobre espaçoso e confortável para eventos e atividades especiais
  • Atividades extracurriculares com convidados ilustres no meio
  • Grade acadêmica totalmente atualizada com as principais tendências do momento
  • Localização privilegiada no centro de São Paulo (ao lado do metrô São Joaquim)
  • Possibilidade de seguir os estudos com as melhores opções de Pós-Graduação (presenciais e online)
  • Conheça o Mercado para profissionais formados em direito

Conheça o Mercado para profissionais formados em direito

O profissional formado no curso de Direito pode atuar na advocacia ou em uma das diversas carreiras jurídicas, tais como Delegado de Polícia (Civil ou Federal), Juiz de Direito (Estadual ou Federal), Juiz do Trabalho, Procurador da República, dos Estados e dos Municípios, Promotor e Defensor Público (Estadual ou Federal), assistente ou assessor jurídico de órgãos públicos e de instituições privadas, podendo ainda trilhar a carreira acadêmica, como professor e pesquisador universitário, além da carreira da diplomacia.

As carreiras jurídicas, vinculadas ao Poder Público, são desempenhadas por bacharéis em Direito, e o acesso, geralmente, acontece por concurso público. Tais carreiras (Promotores, Delegados, Juízes e Advogados Públicos) são reconhecidas como sendo típicas de Estado, o que garante uma remuneração condigna, excelentes condições de trabalho e inequívoca respeitabilidade pública. O concurso público para cada uma delas é, sem dúvida, desafiador; mas conosco você estará preparado para alcançar seus sonhos profissionais e realizar o seu máximo potencial. Acredite, todos nós precisamos do seu talento e inteligência a serviço da justiça.

Os principais cargos do serviço público

  • Juiz de Direito – Toma decisões, julga e sentencia casos. Pode atuar em diversas frentes, como Trabalho, Família, da Criança e do Adolescente, entre outros
  • Procurador da República – Promove ações penais, instaura inquéritos e ações públicas. Controla a atividade policial e deve, por exigência, ser um bom conhecedor dos Direitos Humanos.
  • Defensor Público – É o profissional designado pelo Estado para ajudar quem não tem condições financeiras de contratar um advogado.
  • Delegado – Conduz investigações policiais, planeja e controla operações de caráter sigiloso, além de executar medidas de segurança.

O Brasil é um país complexo, com economia sofisticada e diversificada. Neste cenário, a demanda por direitos individuais e coletivos, sejam de natureza pública (Direito Tributário, Administrativo, Eleitoral e Penal), sejam de natureza privada (Direito de Família, Direito Empresarial, Propriedade Intelectual), exige que as melhores e mais seguras decisões sejam adotadas com o suporte da devida orientação jurídica. A atuação profissional dos advogados e das advogadas, na defesa dos interesses dos seus clientes, é, portanto, cada vez mais ampla. O ingresso na advocacia dá-se por meio da aprovação no Exame de Ordem Unificado, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As principais atividades para um advogado

  • Advogado Trabalhista – Trata de todos os assuntos ligados a relações de trabalho no âmbito jurídico. Está entre as áreas que mais crescem ultimamente.
  • Advogado Tributário – Tem por missão garantir a segurança da empresa em caso de processos envolvendo obrigações tributárias. Também ajuda a reduzir a carga fiscal.
  • Advogado de Recuperação Judicial – Muitas empresas precisam de uma boa representação jurídica para negociar prazos, pagamentos, quitar débitos e, finalmente, solicitar sua recuperação judicial, evitando assim a falência.
  • Advogado de Contencioso Cível Empresarial – Com a economia desacelerada, é comum haver quebra de compromisso entre uma empresa e seus fornecedores ou clientes. O papel deste advogado é representar a companhia em tribunais e órgãos administrativos.

Há, ainda, muito espaço para advogados que pretendam atuar nas chamadas resoluções alternativas – ou: Os meios adequados de resolução de conflitos – Em uma sociedade complexa em que o tempo é um fator cada vez mais decisivo para o sucesso de práticas empresariais e preservação de interesses e direitos individuais, é importante reconhecer que nem sempre o “tempo da Justiça” é igual ao “tempo da vida”. Há também circunstâncias nas quais o conhecimento técnico científico é fundamental para harmonizar os interesses das partes diante do caso concreto. Seja pela urgência do tempo, seja pelo alto nível de especialização técnico-científica, nem sempre a judicialização é o melhor caminho. Neste sentido o próprio poder Judiciário incentiva a adoção dos meios adequados de resolução de conflitos como mediação, negociação e arbitragem.

O Bacharelado em Direito, não à toa, é um dos cursos mais procurados por vestibulandos em todo o Brasil, pois se trata de uma carreira respeitada e com muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Entre carreiras jurídicas e posições na iniciativa privada, aos advogados estão reservados alguns dos melhores salários do mercado e sua função na sociedade é muito importante, o que lhes traz muito prestígio e visibilidade.

Mas não adianta apenas se matricular em uma faculdade e esperar que sua vida se resolva. De sua parte, será preciso dedicação aos estudos, determinação e foco. E você ainda precisará somar a isso uma formação de excelência, que lhe ofereça os subsídios necessários para se desenvolver como profissional.

Na EPD, você terá contato com os melhores professores do país, em uma estrutura de 10 andares com 6.000 m2 dedicados exclusivamente ao ensino do Direito e das Ciências Jurídicas – São salas de aula, laboratório de informática, livraria, café, salão nobre, espaços de convivência e uma biblioteca com mais de 30.000 livros, em um espaço planejado para conciliar conforto, desempenho e qualidade didática. Tudo isso em uma localização privilegiada, a poucos metros da Estação São Joaquim do Metrô.

Coordenação

Sócia e CEO do escritório Fragata e Antunes Advogados. Experiência de mais de 20 anos em gestão de escritórios de advocacia, atuando especialmente no Contencioso Empresarial e de Consumo em carteiras de bancos, varejo, empresas de telefonia, planos de saúde e concessionárias de serviços públicos. Fundadora do Projeto SER.A.CEO que ajuda mulheres a alcançarem posições de alta liderança em escritórios de advocacia. Professora de Direito Digital na Escola Paulista de Direito/SP.

Currículo Lattes

Confira todos os professores do curso

Os melhores profissionais do mercado ensinando as últimas tendências.

Ademir de Oliveira Costa Júnior

 Doutorando em Direito e Ciências Sociais pela Universidad Nacional de Rosario e Mestre em Direitos Fundamentais pelo Centro Universitário Fieo.

Alexandre Levin

 Doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor na Escola Paulista de Direito.

Cesar Calo Peghini

Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Messina. Doutor em Direito Civil pela PUC/SP.

Currículo Lattes

Dagmar Fidelis

Mestre em Direito pelo Centro Universitário FIEO e professora na Escola Paulista de Direito.

Érica Taís Ferrara Ishikawa

Mestre e Doutora em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC/SP.

Currículo Lattes

Fernanda Rodrigues Feltran

Mestra em Direito Público (PUC-SP), pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos (ESMP-SP) e em Direito Constitucional (Damásio IBMEC).

Fernanda Garcia Escane

Doutora em Direito do Estado (área de concentração: Direito Constitucional) e Mestra em Direito das Relações Sociais (área de concentração: Direito Civil comparado).

Fernando Hideo Iochida Lacerda

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). 

Flavio Katinskas

Doutor em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos, Mestre em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos.

Flávio Murilo Tartuce Silva

Pós-Doutor em Direito Civil pela USP e Doutor em Direito Civil pela USP.

Guilherme Grané Diniz

Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Filosofia Teoria Geral Direito pela Universidade de São Paulo. 

Ingrid Elise Scaramucci Fernandes

Mestranda em Função Social do Direito pela FADISP. Professora da Escola Paulista de Direito.

Lucas Monteiro de Souza

Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Mayra Jardim Martins Cardozo

Advogada com perspectiva de gênero, sócia do escritório Martins Cardozo Advogados e Coordenadora do Núcleo de Direito e Gênero do escritório.

Andressa Barros

Sócia e CEO do escritório Fragata e Antunes Advogados. Experiência de mais de 20 anos em gestão de escritórios de advocacia.

Pedro Henrique Abreu Benatto

Doutor em Direito pela Fadisp, Mestre em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU.

Eveline Gonçalves Denardi

Doutora e Mestre em Direito do Estado (Direito Constitucional) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.

Currículo Lattes

Rogerio Luiz dos Santos Terra

Doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Mestre em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito – FADISP.

Simone de Alcantara Savazzoni

Doutora em Direito Processual Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Sobre o curso

Articulação das atividades acadêmicas

As disciplinas teóricas dos ciclos de formação geral e profissional são plenamente articuladas com as atividades desenvolvidas no Ciclo de Laboratórios, Oficinas e Tutorias em Pesquisa e com as atividades de Prática Jurídica relacionadas com o Estágio Supervisionado.

O trabalho de conclusão de curso está contemplado na matriz curricular, com previsão de elaboração e aprovação de projeto de pesquisa, já com a escolha do orientador, que se reunirá com o aluno durante o ano de realização da pesquisa.

As atividades complementares serão estimuladas e controladas por Coordenação específica, sendo também viabilizadas por iniciativas da Instituição, tomadas pelo Núcleo Docente Estruturante e pelos demais docentes com o aval do Núcleo Docente, desde que haja projeto específico.

Há regulamento das atividades e o objetivo é que o curso de Direito também se mobilize para ofertar diversas atividades, estimulando, não obstante, a busca por conhecimentos ofertados extramuros, conforme será visto no regulamento das atividades complementares.

Os conteúdos curriculares são, portanto, relevantes, atualizados e coerentes com os objetivos do curso e com o perfil do egresso, contando com pleno dimensionamento da carga horária para o seu desenvolvimento.

Confira as disciplinas

Conheça em detalhe as disciplinas do curso de Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito.

1º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO

40h

TEORIA DA LEI PENAL E DO CRIME

80h

DAS PESSOAS, BENS E RELAÇÕES JURÍDICAS PRIVADAS

80h

TEORIA DO DIREITO

40h

CONSTITUIÇÃO E DIREITOS HUMANOS

80h

CIÊNCIA DOS DADOS JURÍDICOS – Legal Operations e KPI´S

40h

A ARTE DA LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NO DIREITO

40h

SOFT SKILLS – EMPATIA E ORGANIZAÇÃO – LER – ESSENTIALS

40h

2º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

HISTÓRIA DO PENSAMENTO JURÍDICO –

80h

CRIMES EM ESPÉCIE – LEGISLAÇÃO ORDINÁRIA

80h

REGULAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DIGITAL DE VALORES: CRIPTOATIVOS E BLOCKCHAIM

40h

OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADE CIVIL

40h

PRINCÍPIOS E ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

80h

NOÇÕES DE GESTÃO E METODOLOGIA ÁGIL

40h

PROPRIEDADE INTELECTUAL E PROTEÇÃO DE DADOS

40h

SOFT SKILLS – EMPREENDEDORISMO E PROATIVIDADE – LER – FOUNDATION

40h

3º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

CRIMES EM ESPÉCIE – LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

80h

CONTRATOS TÍPICOS E COMPLEXOS (SMART CONTRACTS)

80h

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL

40h

JURISDIÇÃO PENAL: DO INQUÉRITO AO PROCESSO

80h

MARKETING JURÍDICO E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

40h

SOFT SKILLS – LIDERANÇA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS – LER – PRACTITIONER

40h

ESG – PAUTAS AMBIENTAIS

80h

4º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

PROCEDIMENTOS, JÚRI E RECURSOS

80h

DIREITO PENAL ECONÔMICO E LEGISLAÇÃO ESPECIAL

80h

NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

80h

OPERAÇÕES SOCIETÁRIAS E MERCADO DE CAPITAIS

40h

POLÍTICAS SOCIAIS E ANTROPOLÓGICAS – ANTIDISCRIMINATÓRIAS

40h

FILOSOFIA E FILOSOFIA DO DIREITO

40h

ESG – PAUTAS DE GOVERNANÇA

80h

5º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

PROCESSO DE CONHECIMENTO

40h

FAMÍLIA E SUCESSÕES

80h

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO

80h

DIREITO CAMBIAL E BANCÁRIO

40h

ASPECTOS JURÍDICOS DA ATIVIDADE FINANCEIRA DO ESTADO

40h

DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO

80h

ESG – PAUTAS SOCIAIS

80h

6º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

NEGÓCIOS JURÍDICOS ADMINISTRATIVOS

80h

SOLUÇÕES EXTRAJUDICIAIS NAS AÇÕES DE FAMÍLIA E SUCESSÕES

80h

LIQUIDAÇÃO E MEDIDAS EXECUTIVAS

40h

PROCEDIMENTOS ESPECIAIS, TUTELAS DE URGÊNCIA E EVIDÊNCIA

40h

TEORIA GERAL DO DIREITO TRIBUTÁRIO

80h

ESG – DESBUROCRATIZAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

80h

7º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ÉTICA GERAL, JURÍDICA E COMPLIANCE

40h

TRIBUTOS EM ESPÉCIE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

80h

PROCEDIMENTOS NOS TRIBUNAIS – LEADING CASES

40h

LIFE SESSION: GESTÃO DE VIDA E CARREIRA(HÍBRIDA) COM CONVIDADOS

40h

RESPONSABILIZAÇÃO DISCIPLINAR ADMINISTRATIVA

40h

DISCIPLINA OPTATIVA

40h

ESG – PAUTAS DIVERSIDADE E INCLUSÃO

100h

8º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

INSTRUMENTOS PROCESSUAIS TRABALHISTAS

40h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA CÍVEL

80h

MEIOS ADEQUADOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS EM DIREITO ELETRÔNICO E A PROTEÇÃO DE DADOS

40h

PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO PRIVADO

80h

PROCESSO COLETIVO

40h

PSICOLOGIA JURÍDICA e JUSTIÇA RESTAURATIVA

40h

PROJETO INTEGRADOR – ORIENTAÇÃO DE TC I

40h

DISCIPLINA OPTATIVA

40h

9º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA PENAL

80h

PRÁTICA JURÍDICA TRABALHISTA

80h

DIREITO COLETIVO DO TRABALHO

40h

ASPECTOS MATERIAIS E PROCESSUAIS DAS RELAÇÕES DE CONSUMO

40h

PROCESSO ADMINISTRATIVO E TRIBUTÁRIO

40h

PROJETO INTEGRADOR – ORIENTAÇÃO DE TC II

40h

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

40h

LEGAL DESIGN E PROGRAMAÇÃO PARA ADVOGADOS

40h

10º SEMESTRE – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

SOLUÇÃO DE CONFLITOS E PRÁTICAS EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

40h

PRÁTICA JURÍDICA PENAL

80h

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ÁREA TRABALHISTA

80h

PRÁTICA JURÍDICA EM DIREITO PÚBLICO

80h

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA FALÊNCIA E RECUPERAÇÃO JUDICIAL

40h

DISCIPLINA OPTATIVA

40h

DISCIPLINAS OPTATIVAS – EAD

DIREITO IMOBILIÁRIO

40h

TEMAS ATUAIS NO DIREITO

40h

DIREITO PENAL ECONÔMICO

40h

HARD CASES: ESTUDO COMPARADO DOS IRDR´S

40h

ASPECTOS POLÊMICOS DO PROCESSO COLETIVO.

40h

CIÊNCIA E CONTROLADORIA DE DADOS JURÍDICOS

40h

ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO E AS SOLUÇÕES EXTRAJUDICIAIS DE CONFLITOS

40h

DIREITO SOCIETÁRIO

40h

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

40h

Escrita avançada na advocacia

40h

Direito animal

40h

Direito publicitário

40h

Aplicando Liderança Adaptativa para Impulsionar Mudanças

40h

Direito Portuário

40h

INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E REGULAÇÃO ESTATAL DA ECONOMIA

40h

DIREITO DESPORTIVO

40h

DIREITO ELEITORAL

40h

DIREITO AGRÁRIO

40h

DIREITO CIBERNÉTICO

40h

CIÊNCIA E CONTROLADORIA DE DADOS JURÍDICOS

40h

DIREITO DA INOVAÇÃO E STARTUPS

40h

Manual do aluno

Faça o download do manual do aluno no formato PDF.

Edital

Faça o download do edital vigente no formato PDF.

Matriz

Faça o download da matriz completa em PDF.

Portaria de autorização

Acesse o documento da portaria de autorização do curso.

Relatório CPA

Acesse os relatórios da CPA.

Regimento Interno

Faça o download do Regimento Interno no formato PDF.

Quero saber mais?

Fale com um de nossos consultores através do Whatsapp.

Regulamento

Faça o download do Regulamento da campanha vigente no formato PDF.

Valores

Para informações sobre descontos em geral, entre em contato conosco através de um dos canais de atendimento.

Escolha sua forma de ingresso:

FIES – Fundo de Financiamento Estudantil: é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitos na forma da Lei 10.260/2001.

Acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=inscricao

ProUni – Programa Universidade para Todos:  é um programa que concede bolsas de estudo, integrais e parciais, e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. É dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos, o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Acesse http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa

Educa Mais

Acessar o site www.educamaisbrasil.com.br/
 
Quero Bolsa

Acessar o site: www.querobolsa.com.br

Ainda possui dúvidas?

Nome
E-Mail
Telefone
Mensagem

Área de Concentração: Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais

Links úteis:

Contato: 

Telefone: 11 3273-3600
e-mail: info@epd.edu.br

Horários de atendimento: Seg-Sex: 8h às 20h | Sáb: 8h às 12h

Autorizado:

Pular para o conteúdo