Com crescimento acima de 10%, o mercado empreendedor é um dos campos que podem ser melhor explorados pelos profissionais do direito.
Não é só em momentos de crise que o empreendedorismo se fortalece. Os números são impressionantes: nos últimos dez anos, o número de empreendedores no Brasil saltou de 23% para 34,5%. Ou seja, quase um terço da população economicamente ativa do país tem seu próprio negócio.
Trata-se de pessoas que, pelos mais diversos motivos, migraram para outros campos a fim de encontrar meios de continuar gerando renda. Leis de incentivo e auxílios do governo também colaboram para impulsionar esse mercado, facilitando a vida das pessoas que decidem tornar-se seu próprio patrão.
Dados do mercado empreendedor no Brasil
Um levantamento divulgado pelo SEBRAE, realizado em parceria pelo Babson College e a London Business Schooll, revelou que, anualmente, 600 mil empreendimentos são abertos no país e que o número de empreendedores já gira em torno de 1,5 milhões. Realizado todos anos desde 2000, o GEM (Global Entrepreneuship Monitor), teve sua última realização em 2015 e surpreendeu com os seus resultados.
Dentre os motivos da alta nos números, estão, em primeiro lugar, a crise financeira que vem perturbando os brasileiros nos últimos e, logo em seguida, as motivações pessoais dos empreendedores. O sonho de viajar, comprar um carro, comprar a casa própria, concluir o ensino superior ou casar, motiva muitos brasileiros a abrir o próprio negócio.
Outra curiosidade revelada pelo levantamento, mostra que mais de 83% das empresas abertas no país, são micro empresas, em sua maioria, negócios individuais. 16% são empresas de pequeno porte e o restante, empresas de médio ou grande porte.
Oportunidade crescente
Por se tratar de um mercado em constante expansão, a quantidade de novos empreendedores no mercado é muito grande. Trata-se de pessoas que estão lidando pela primeira vez com uma série de questões que não estavam acostumadas a lidar.
As facilitações do governo auxiliam muito nesse primeiro contato, mas, muitas vezes, não é o suficiente. Os novos empreendedores acabam esbarrando em questões complexas e não encontram o auxílio necessário para sanar as dúvidas ou resolver o problema.
Existem, atualmente, diversas formas desses empreendedores compartilharem conhecimento para contornar essas questões. São sites, aplicativos, empresas e outros parceiros que se reúnem para prestar ajuda a quem está começando. Porém, nenhum desses está 100% especializado a prestar o auxílio necessário.
Se você é empreendedor e procura meios de obter os conhecimentos para transpor essas barreiras ou é advogado e procura um nicho de mercado para se especializar, com grandes chances de crescimento e alta probabilidade de lucro, esse pode ser o campo a ser explorado.
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