Por que fazer uma graduação em Direito?

estudante-fazendo-graduacao-em-direito

A escolha da carreira é um dos momentos mais significativos na vida de um estudante, pois define não apenas o seu percurso educacional, como também o caminho profissional a ser trilhado.

Muitas são as opções de graduações, nas mais variadas áreas do conhecimento e fazer essa escolha para alguns é simples e para outros nem tanto.

Durante o Ensino Médio, os estudantes começam a conhecer e entender melhor sobre as opções, mas para escolher aquela que de fato seja a melhor para cada um, é preciso muita pesquisa.

Entre as opções disponíveis, a graduação em Direito destaca-se como uma escolha sólida e influente.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre as razões pelas quais fazer uma graduação em Direito pode ser uma decisão valiosa e recompensadora para os que entendem que tem perfil para atuar nesta área.

Porque escolher a graduação em Direito

Optar por uma graduação em Direito é mais do que escolher uma carreira; é investir em uma jornada de aprendizado contínuo e no desenvolvimento de habilidades valiosas. A amplitude de conhecimento, as habilidades analíticas, as oportunidades profissionais diversificadas e a contribuição para a sociedade são fatores que tornam a graduação em Direito uma escolha significativa e gratificante para aqueles que buscam uma carreira com impacto e relevância.

Entenda um pouco melhor cada um dos motivos:

• Construção de uma base sólida de conhecimento

A graduação em Direito oferece uma formação abrangente em diversas áreas do conhecimento jurídico. Os estudantes têm a oportunidade de explorar disciplinas como Direito Civil, Penal, Constitucional, Administrativo e muitas outras. Essa diversidade de áreas proporciona uma base sólida de conhecimento, preparando os graduandos para compreenderem a complexidade do sistema legal.

• Desenvolvimento de habilidades analíticas e de resolução de problemas

O estudo do Direito é conhecido por aprimorar as habilidades analíticas e de resolução de problemas. Os estudantes aprendem a interpretar leis, analisar casos e aplicar princípios legais a situações específicas. Essas habilidades são transferíveis para uma variedade de contextos profissionais, tornando os graduados em Direito valiosos em diversos setores.

• Compreensão do sistema legal e da justiça

A graduação em Direito proporciona uma compreensão aprofundada do sistema legal e do funcionamento da justiça. Isso não apenas capacita os graduandos a se tornarem advogados ou seguirem carreiras públicas, mas também os prepara para papéis em organizações governamentais, empresas e organizações sem fins lucrativos, onde o conhecimento jurídico é essencial para tomadas de decisão informadas.

• Oportunidades profissionais diversificadas

Uma graduação em Direito abre portas para uma ampla gama de oportunidades profissionais. Além da prática jurídica, os graduados podem seguir carreiras em áreas como empresarial, mediação, área pública, direitos humanos, entre outras. A versatilidade do diploma de Direito permite que os profissionais atuem em diferentes setores e desempenhem papéis diversos.

• Contribuição para a sociedade

Os profissionais do Direito desempenham um papel fundamental na construção e manutenção de sociedades justas e equitativas. Por meio do entendimento e aplicação das leis, os graduados em Direito têm a oportunidade de influenciar positivamente a sociedade, promovendo a justiça, a igualdade e a defesa dos direitos individuais.

Saiba mais: Matérias do curso de Direito

Conheça o curso da EPD

A Escola Paulista de Direito (EPD) nota 5 no MEC e reconhecida no país pela sua excelência de ensino, oferece a graduação em Direito, que conta com um corpo docente de mestres, doutores e pós-doutores de renome.

A Graduação em Direito da EPD permite que os alunos possam ser certificados em habilidades específicas para impulsionar suas carreiras desde o primeiro ano do curso, promovendo maior aderência ao mercado de trabalho e às necessidades exigidas do profissional das mais diversas carreiras jurídicas.

Essa metodologia única para desenvolvimento de habilidades, bem como a utilização de uma matriz curricular customizável, permitem ao estudante reconhecer as trilhas de conhecimento jurídico que mais se adequam ao seu plano pessoal desde a primeira etapa.

Além disso, a grade do curso como um todo é voltada ao empreendedorismo e aos desafios tecnológicos desse novo profissional, que poderá se destacar em um concorrido mercado de advogados, tanto no setor público quanto no privado.

Veja alguns Diferenciais da EPD

* para os ingressantes como calouros no 1º Semestre
  • Inglês Jurídico
  • Certificações Intermediárias
  • Seguro Aprovação OAB
  • Empregabilidade
  • Localização Privilegiada
  • Vivência com Universidades Internacionais

Coordenação

Andressa de Barros Figueredo é sócia e CEO do escritório Fragata e Antunes Advogados. Experiência de mais de 20 anos em gestão de escritórios de advocacia, atuando especialmente no Contencioso Empresarial e de Consumo em carteiras de bancos, varejo, empresas de telefonia, planos de saúde e concessionárias de serviços públicos. Fundadora do Projeto SER.A.CEO que ajuda mulheres a alcançarem posições de alta liderança em escritórios de advocacia. Professora de Direito Digital na Escola Paulista de Direito/SP.

Acesse o site e saiba porque se a sua escolha é pela graduação em Direito, a sua escolha é EPD.