O que faz um advogado especializado em Direito público

imagem-de-advogado-especializdo-em-direito-publico
imagem-de-advogado-especializado-em-direito-publico

As áreas de atuação dentro do Direito são muitas e neste artigo vamos falar sobre Direito público. Mais especificamente, sobre a atuação do advogado especializado em Direito público.

O que é Direito público?

O Direito Público tem a principal tarefa da defesa de sua integridade e da sociedade, a quem se destinam os seus serviços e cuidados, mostrando-se incompatível tal vinculação.

Direito Público é o “conjunto de normas que disciplina os interesses do Estado”.

Ou seja, é uma área do Direito que cuida das relações entre o Estado e particulares, entre o público e o privado.

O que faz um advogado especializado em Direito público?

Um advogado especializado em Direito público lida então com questões legais relacionadas ao Estado, à administração pública e aos direitos e obrigações dos cidadãos em relação ao governo. O Direito público abrange diferentes áreas, incluindo Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Eleitoral e Direito Internacional Público.

As principais responsabilidades de um advogado especializado em Direito público podem incluir:

• Assessoria jurídica: Fornecer orientação jurídica a órgãos governamentais, agências públicas, empresas estatais e indivíduos em questões relacionadas ao Direito público.
  • Litígios: Representar clientes em litígios envolvendo disputas com o governo ou com agências públicas. Isso pode incluir processos administrativos, ações judiciais contra o Estado, recursos perante tribunais administrativos e outras questões contenciosas relacionadas.
  • Licitações e contratos públicos: Aconselhar e auxiliar empresas e indivíduos em processos de licitação, elaboração e análise de contratos com o governo, bem como em disputas contratuais relacionadas.
  • Direito regulatório: Acompanhar e assessorar empresas e organizações em relação às regulamentações governamentais, ajudando-as a cumprir as normas legais aplicáveis ao setor público.
  • Direito Constitucional: Trabalhar com questões relacionadas à interpretação e aplicação da Constituição, incluindo direitos fundamentais, divisão de poderes, organização do Estado e controle de constitucionalidade.
  • Direito Administrativo: Lidar com questões relacionadas aos atos administrativos, processos administrativos, licenciamento, concessões, responsabilidade do Estado, servidores públicos e outros aspectos da atividade administrativa do governo.
  • Direito Tributário: Assessorar clientes em questões fiscais, incluindo planejamento tributário, contencioso tributário, auditorias fiscais e litígios com autoridades tributárias.

Essas são apenas algumas das áreas em que um advogado especializado em Direito público pode atuar. O campo é amplo e diversificado, abrangendo diversas questões legais relacionadas ao governo e à administração pública.

Quer se especializar?

A EPD oferece o curso de pós-graduação em Direito público direcionado para MPF, de forma online, com duração de 18 meses.

O Curso de Pós-Graduação “lato sensu” em Direito Público da Escola Paulista de Direito – EPD tem perfil contemporâneo e abrangente, desenhado em quatro módulos agrupados no todo, como o ramo do Direito mais relevante do ponto de vista social e organizacional, tendo em vista que cuida das normas onde o Estado atua com seu Poder, apresentamos este curso como diferencial e um importante instrumento tanto para a advocacia qualificada quanto para a sólida formação daqueles que pretendam exercer carreira pública no Ministério Público Federal – MPF, já que possui um conteúdo voltado ao Edital deste concurso, mas nem por isso deixa de apresentar um conteúdo científico apropriado aos que pretendam ter conhecimento qualificado para exercer a advocacia ou aprofundar o estudo nesses institutos de direito público, habilitando o pós-graduando para a prática jurídica diária com competência e segurança.

A coordenação do curso é do professor Ricardo Castilho e conta com um corpo docente de renome na área.

O curso é dividido nos seguintes grupos e disciplinas:

• GRUPO I

DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL E METODOLOGIA JURÍDICA

DISCIPLINA: PROTEÇÃO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS

DISCIPLINA: DIREITO ELEITORAL

• GRUPO II

DISCIPLINA: DIREITO ADMINISTRATIVO

DISCIPLINA: DIREITO TRIBUTÁRIO E DIREITO FINANCEIRO

DISCIPLINA: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO E PRIVADO

• GRUPO III

DISCIPLINA: DIREITO ECONÔMICO E DIREITO DO CONSUMIDOR

DISCIPLINA: DIREITO CIVIL

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL

• GRUPO IV

DISCIPLINA: DIREITO PENAL

DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL

Para obter maiores informações e conhecer outros cursos que a EPD oferece acesse o site.

E para se manter sempre atualizado continue acompanhando o blog e as redes sociais da EPD.