Saiba mais sobre as matérias do curso de Direito

·

materias-do-curso-de-direito
materias-curso-de-direito

Muitos estudantes que estão finalizando o Ensino Médio e buscam definir qual graduação irão fazer gostam de analisar a grade curricular e, diante disso, vamos falar mais sobre as matérias do curso de Direito.

Nessa análise da grade curricular é possível entender um pouco mais sobre o que será ensinado no curso e, para muitos estudantes, isso colabora para uma escolha mais assertiva.

Conheça melhor o curso de graduação da EPD

O curso de graduação em Direito da EPD é um dos mais renomados do país, com uma grade curricular completa e profissionais qualificados.

Como todo curso de graduação bacharelado, o de Direito também proporciona uma formação mais ampla e generalista e, por isso, traz algumas disciplinas que não são específicas da área (ciclo de formação geral), outras específicas que são aprofundadas de alguma forma durante o curso (ciclo de formação profissional) e as práticas (ciclo de prática jurídica e estágio supervisionado).

A grade curricular do curso da EPD é a seguinte:

·        Ciclo de formação geral- Metodologia da Pesquisa Jurídica; Português e Redação Forense; Português (Optativa); Introdução ao Estudo do Direito; Ciência Política e Teoria do Estado; Economia Política; Filosofia; Filosofia do Direito; História do Pensamento Jurídico; Ética Geral e Jurídica; Sociologia e Antropologia; Hermenêutica Jurídica; Libras (Optativa); Psicologia Jurídica.

·        Ciclo de formação profissional- Teoria Geral do Direito Civil; Direito Constitucional I; Direito Constitucional II; Teoria da Constituição e Jurisdição Constitucional; Soluções Alternativas De Conflitos; Direito das Obrigações; Direito Contratual ; Responsabilidade Civil; Direitos Reais; Direito de Família; Direito das Sucessões; Direito Previdenciário; Direito do Terceiro Setor; Direito Imobiliário (Optativa); Direito Administrativo I; Direito Administrativo II; Direito Administrativo III; Direito Administrativo IV; Processo Administrativo e Tributário; Direito Tributário I; Direito Tributário II; Direito Penal Parte Geral I; Parte Geral do Direito Penal II; Parte Geral do Direito Penal III; Parte Geral do Direito Penal IV; Parte Especial do Direito Penal; Parte Especial do Direito Penal II; Legislação Penal Especial (Optativa); Teoria Geral do Processo; Direito Processual Civil I; Direito Processual Civil II; Direito Processual Civil III; Direito Processual Civil; Direito Processual Civil V; Direito Processual Civil VI; Processo Coletivo; Direito Processual Penal I; Direito Processual Penal II; Direito do Trabalho I; Direito do Trabalho II; Direito Processual do Trabalho; Direito Empresarial I; Direito Empresarial II; Direito Empresarial III; Direito Empresarial IV; Direito Eletrônico (Optativa); Direito Ambiental; Direito do Consumidor; Direito Eleitoral; Direito Internacional Público; Direito Internacional Privado.

·        Ciclo de prática jurídica e estágio supervisionado- Prática Jurídica Penal I; Prática Jurídica Penal II; Prática Jurídica Penal/Estágio Supervisionado (no NPJ); Laboratório de Mediação e Arbitragem; Prática Jurídica Cível I; Prática Jurídica Cível II; Prática Jurídica Cível/Estágio Supervisionado (no NPJ); Prática Jurídica Trabalhista; Prática Jurídica Trabalhista/Estágio Supervisionado (no NPJ); Prática Jurídica Administrativa e Tributária.

Para finalizar o curso, o aluno precisa entregar um Trabalho de Conclusão de curso.

No site da EPD é possível obter maiores informações sobre o programa completo do curso, vestibular, documentos necessários, além de um canal de atendimento.

Se interessou pelo curso?

Se você se interessou pelo curso de graduação em Direito, no episódio 17 do Podcast Falando Direito da EPD, o professor Pedro Benatto responde perguntas sobre a graduação e a carreira na área.

Veja algumas delas e, para ouvir o episódio completo, clique no link: episódio 17

O episódio começa com o professor falando sobre o Direito Trabalhista, as mudanças atuais e a pandemia.

Ainda sobre o Direito Trabalhista, responde a uma pergunta sobre se, no curso de graduação, apesar de generalista, o estudante consegue ter uma boa visão sobre essa área do Direito. Pedro coloca que com certeza, dizendo que, nas suas aulas, trata o Direito do Trabalho como um todo, com o objetivo de o estudante entender a regra geral, para que possa ter êxito no exame da OAB. Procuro trazer muita bagagem da área, para possibilitar que, ao final da graduação, ele já possa atuar como advogado e depois se especializar.

Não só na área do trabalho, que é a que o professor mais gosta, mas em todas as outras o objetivo é que os estudantes, ao finalizarem a graduação, já possam atuar profissionalmente. 

Ele acrescenta que não se pode deixar de pensar na empregabilidade. Os egressos da EPD possuem um alto nível de empregabilidade na área escolhida. Esse é um dos focos de todos os professores. Não deixar que os estudantes saiam do curso para o mercado de trabalho “no escuro”.

Outra pergunta interessante respondida pelo professor foi sobre as principais tendências dentro do Direito, com o objetivo de dar indicações para os que querem iniciar a graduação, ou que já estão, mas ainda não sabem em que área atuar.

O professor começou falando sobre o Direito Digital, que já existe na grade curricular da graduação da EPD, e da importância, atualmente, desse conhecimento para a atuação. Hoje não se inicia uma ação sem a tecnologia. A LGPD é uma realidade. 

Pensar fora da caixa e conhecer as muitas áreas que são pouco exploradas é um importante caminho, coloca o professor: Direito Militar, Direito Aduaneiro, Direito Agrário, Direito Médico. 

Existe um leque de opções dentro do Direito, inclusive não necessariamente como advogado, por exemplo. O bacharel em Direito pode atuar com vistos nas embaixadas, prestar concursos públicos, em cartórios e muitas outras.

Outro ponto importante da conversa tem relação com o porquê escolher a EPD para realizar o curso de graduação em Direito e o professor comenta sobre o diferencial da instituição em ser especialista no Direito. Muitas são as vantagens de estar em uma escola de Direito, ter acesso a grandes nomes da área, respirar o Direito no dia a dia.

Outros episódios interessantes

O Podcast falando Direito da EPD traz diversos episódios que podem ajudar, vocês estudantes que estão interessados no curso de Direito, a conhecerem um pouco mais sobre a área e sobre a EPD.

Vamos citar alguns deles, mas a grade completa vale muito a pena ser acessada.

No episódio 1, o Dr. Ricardo Castilho conta um pouco da sua carreira jurídica e da sua história com a EPD. Além de fundador, atua ativamente até hoje.

O episódio 5 é bastante interessante e traz uma abordagem necessária sobre profissão, carreira, empreendedorismo, gestão estratégica e outros temas atuais.

No episódio 13 é contada um pouco da trajetória da Dra. Giselda Hironaka, um grande nome na área e coordenadora de cursos de pós da EPD.

O Episódio 20 fala sobre a carreira na área de Gestão Jurídica e Compliance. Um tema bem atual.

E continuando com as atualidades o episódio 22 trata de Metaverso e desafios jurídicos.

Para conhecer melhor a EPD, ouça o episódio 25 que conta sobre a história da fundação.

Cada um deles, certamente agregará muito e pode colaborar de forma bastante positiva para a escolha do curso de Direito e pela EPD.

Já quer ser um aluno? acesse o site da EPD e fique atento ao processo seletivo para o segundo semestre de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *