A importância do Compliance para os negócios e para as empresas

·

compliance

O Compliance é uma questão que afeta todas as empresas. Independentemente do tamanho, é necessário cumprir os padrões e regulamentos para evitar penalidades, multas e até mesmo o fechamento do negócio. Por outro lado, as empresas que respeitam as regras estabelecidas são susceptíveis a desfrutar do sucesso a longo prazo e a estabilidade na carreira.

– Estar de acordo com a Lei

A promulgação da lei 12.846/13 entrou em vigor em 29 de janeiro de 2014, conhecida popularmente como a “Lei Anticorrupção”. Por conta disso, todas as empresas brasileiras e seus dirigentes passaram a ser expostos a graves consequências, nas esferas civil e administrativa, por práticas de atos lesivos à administração pública, nacional ou estrangeira, por ter praticado em seu interesse ou benefício, exclusivo ou não.

A função do Compliance é justamente prevenir atos de corrupção e fraudes em processos licitatórios e/ou quaisquer contratos com a administração pública. Não basta a simples existência de normas internas e códigos de conduta, mas é necessário também que cada pessoa dentro da organização empresarial tome decisões comerciais éticas e garanta que suas ações sejam de acordo com a lei e políticas desenvolvidas para evitar a incidência da Lei Anticorrupção.

Portanto, é preciso estabelecer a cultura do compliance: comunicar preocupações e certificar que comportamentos suspeitos não avançam sem contestação.

Para entender como funciona um programa de Compliance e aplicá-lo na sua empresa ou carreira profissional, a EPD Online, recentemente, lançou o novo Curso de Pós-Graduação em Compliance.

As aulas estarão disponíveis em 12 de dezembro, mas você já pode se matricular agora e ganhar o desconto especial de lançamento. Além disso, você terá mais dias de acesso, o que significa que pode começar a estudar só ano que vem.






Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo