Gestão jurídica e Compliance

imagem-de pessoa-ao-fundo-e-martelo-de-direito

O episódio 20 do podcast Falando Direito traz uma apresentação do professor Fernando Ferro Guimarães sobre o tema: “Gestão Jurídica e Compliance”. Durante o programa, o convidado aborda diversos aspectos sobre o assunto, incluindo sua importância para as empresas, as habilidades necessárias para atuar na área e as tendências do mercado.

H2: Áreas em alta
O professor começa explicando que a gestão jurídica e compliance são áreas que têm ganhado cada vez mais importância nas empresas, especialmente em grandes corporações. Isso se deve, em parte, ao aumento da complexidade das leis e regulamentações, que torna mais difícil para as empresas se manterem em conformidade.

Além disso, há uma maior conscientização sobre a relevância da ética e da transparência nos negócios, o que faz com que as empresas busquem profissionais especializados para lidar com essas questões.

H3: Habilidades necessárias
Em relação às habilidades necessárias para atuar na área de gestão jurídica e compliance, Ferro dá ênfase ao conhecimento técnico, mas também ressalta que é preciso ter habilidades interpessoais e de comunicação.

Isso porque os profissionais do ramo precisam lidar com diversas áreas da empresa, desde a alta administração até os funcionários de níveis mais baixos. É preciso ainda saber se comunicar de forma clara e objetiva, tanto para explicar as leis e regulamentações para os demais funcionários quanto para se comunicar com os órgãos reguladores.

H3: Tendências de mercado

O professor também fala sobre as tendências do mercado de gestão jurídica e compliance. Há uma maior demanda por profissionais especializados em compliance, especialmente em áreas como anticorrupção e proteção de dados.

Soma-se a isso o fato de a tecnologia ter um papel cada vez mais importante na área, tanto para ajudar na gestão de dados quanto para auxiliar na detecção de fraudes e outras irregularidades.

H2: Outros elementos
Ao longo do episódio, o professor também aborda diversos outros temas relacionados à gestão jurídica e compliance, como a importância da cultura organizacional, a relação entre compliance e governança corporativa e os desafios enfrentados pelos profissionais da área.

Ele também fala sobre sua experiência como professor do MBA em Direito Corporativo e Compliance da EPD, destacando a importância do curso para a formação de profissionais qualificados e preparados para atuar na área.

H2: Conclusão
Em resumo, o vigésimo episódio do podcast Falando Direito traz uma explicação esclarecedora do professor Fernando Ferro Guimarães sobre a gestão jurídica e compliance.

Ele destaca a importância dessas áreas para as empresas, as habilidades necessárias para atuar na área e as tendências do mercado.

Além disso, ele aborda diversos outros temas relacionados à gestão jurídica e compliance, oferecendo insights valiosos para profissionais e estudantes da área.

H3: Participante
Fernando Ferro Guimarães é Gestor Jurídico e de Compliance, Doutorando em Direito pela University of Leicester, Mestre em Direito, Justiça e Desenvolvimento,Coautor do livro “Direito Administrativo Social e Econômico”, com o capítulo intitulado “A Segurança Jurídica como Incentivo para os Investimentos, sob a Óptica da Análise Econômica do Direito”.

Para saber mais sobre os cursos da EPD e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 20 completo pelo Spotify.