Verdade: um tema que nos é tão caro e cada dia mais importante

banner-do-episodio-com-tema-sobre-verdade

O episódio 6 do podcast Falando Direito, intitulado “Verdade – um tema que nos é tão caro e cada dia mais importante”, apresenta uma abordagem filosófica sobre o conceito de verdade.

O que é verdade?

O professor e autor Ricardo Castilho, fundador da EPD,  inicia o conteúdo questionando o que é verdade e se existe uma verdade absoluta ou se cada indivíduo tem a sua própria verdade baseada em suas crenças e convicções.

Conceito complexo

Castilho destaca que a verdade é um conceito complexo e que pode ser influenciado por diversos fatores, como a percepção individual, a cultura, a religião e a filosofia. Ele cita a dúvida metódica, uma ideia baseada em Descartes, que consiste em duvidar de tudo para se livrar da dúvida e exercitar o espírito crítico para ver as coisas de forma mais clara.

Relação com a mentira

O episódio também aborda a relação entre verdade e mentira. O professor destaca que a mentira não é apenas o oposto da verdade, mas sim o aproveitamento oportunista da verdade falsificada para tirar vantagem ou prejudicar alguém.

Ele exemplifica com a situação em que um aluno comenta com um colega que a professora é louca após um debate acadêmico, ressaltando que essa afirmação não é verdadeira, mas também não é necessariamente uma mentira absoluta.

O papel da filosofia

O papel da filosofia é questionar as crenças das pessoas para que elas abandonem a preguiça ou comodidade em relação às coisas em que acreditam e estejam abertas a novas informações. Castilho cita Pitágoras, que afirmava que a verdade não pertence a ninguém e não pode ser comprada ou vendida.

Diferentes teorias

O episódio também apresenta diferentes teorias filosóficas sobre a verdade. O professor destaca a teoria da intuição de Edmund Husserl, que afirma que a verdade só pode ser alcançada pela via da intuição, e a teoria da adequação de Gottfried Wilhelm Leibniz, que defende que a verdade é a adequação entre aquilo que se intenciona significar e o significado.

Literatura

Castilho ainda faz uma relação entre verdade e literatura, destacando que a ficção trata da representação da realidade que não é mentira, mas também não é verdade absoluta. Ele cita o poeta Paul Valéry, que chama a ficção de “efeito da verdade”, sugerindo que não há verdade no mundo, mas somente interpretação do mundo.

O episódio encerra com a indicação do livro “O Problema da Verdade, Literatura e Direito” de Fernando Antônio de Carvalho Dantas, que discute o problema da verdade em tempos históricos distintos e aborda o debate sobre o que são a verdade e a justiça.

Conclusão

Em resumo, o sexto episódio do podcast Falando Direito apresenta uma reflexão filosófica sobre o conceito de verdade, destacando sua complexidade e a influência de diversos fatores em sua definição. Castilho destaca a importância da filosofia em questionar as crenças das pessoas e incentivá-las a estar abertas a novas informações. O episódio também apresenta diferentes teorias filosóficas sobre a verdade e aborda a relação entre verdade e literatura.

O participante

Ricardo Castilho é Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É fundador e Diretor Geral da EPD, sendo coordenador de cursos de Pós-Graduação e diretor do programa de Mestrado da instituição.

Para saber mais sobre os cursos de graduação e pós-graduação da EPD, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 06 completo pelo Spotify.