Valores dos pedidos e limites da execução trabalhista

banner-do-episodio-sobre-valores-dos-pedidos-e limites-da-execucao-trabalhista

O episódio #15 do podcast Falando Direito aborda o tema dos “valores dos pedidos e limites da execução trabalhista”. Os professores convidados  Márcio Granconato e Antônio de Pádua Notariano Junior discutem questões importantes relacionadas ao assunto, trazendo informações relevantes para advogados, empregadores e trabalhadores.

Reclamações trabalhistas

O episódio começa com uma apresentação dos professores e uma breve introdução ao tema. Eles explicam que o art. 840 da CLT é uma das principais referências para a justiça do trabalho, pois estabelece as regras para a apresentação da reclamação trabalhista. Segundo o artigo, o trabalhador deve apresentar um pedido certo e determinado, com o valor correspondente.

Valores pedidos

Os professores destacam, então, que o valor do pedido é uma questão importante, pois pode influenciar a estratégia de defesa do empregador e a escolha do advogado. Eles explicam que, em geral, os advogados cobram uma porcentagem do valor da causa como honorários, o que significa que um pedido mais alto pode resultar em honorários mais altos.

Além disso, o valor do pedido também pode influenciar a decisão do juiz na hora de fixar a indenização. Em geral, o juiz leva em consideração o valor do pedido na hora de fixar a indenização, mas isso não significa que ele vai conceder o valor integral. Na verdade, o juiz pode reduzir o valor da indenização se considerar que o pedido é excessivo ou injustificado.

Importância dos limites

Os professores também discutem os limites para a execução trabalhista. Eles explicam que, em geral, a execução trabalhista é limitada a 40 salários mínimos, mas que esse limite pode ser ampliado em alguns casos, como em situações de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Eles destacam que a ampliação do limite depende de uma série de fatores, como a gravidade da lesão, a idade do trabalhador e o tempo de serviço.

Prova pericial

Os professores ainda falam sobre a relevância da prova pericial nos casos de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Eles explicam que a prova pericial é fundamental para comprovar a existência da lesão e a sua relação com o trabalho, destacando ela deve ser realizada por um perito especializado, que tenha conhecimento técnico sobre a doença ou lesão em questão.

Acidentes e doenças

A conversa então se encaminha para a discussão da questão da prescrição nos casos de acidente de trabalho ou doença ocupacional, que é o prazo que o trabalhador tem para entrar com a ação judicial e que pode variar de acordo com o tipo de lesão ou doença.

Eles lembram que é importante que o trabalhador procure um advogado especializado o mais rápido possível, para garantir que não perca o prazo de prescrição.

Prevenção

Por fim, os professores falam sobre a importância da prevenção nos casos de acidente de trabalho ou doença ocupacional. A prevenção é fundamental para evitar que os trabalhadores sejam expostos a riscos desnecessários e para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Eles destacam que a prevenção deve ser uma preocupação constante dos empregadores e dos trabalhadores, e que é importante que todos estejam conscientes dos seus direitos e deveres.

Conclusão

Em resumo, o décimo quinto do podcast Falando Direito aborda questões importantes relacionadas aos valores dos pedidos e limites da execução trabalhista.

Os professores Márcio Granconato e Antônio de Pádua Notariano Junior trazem informações relevantes para advogados, empregadores e trabalhadores, destacando a importância da prova pericial, da prevenção e da conscientização sobre os direitos e deveres de cada um.

Participantes

Márcio Granconato é Juiz do Trabalho do TRT-SP; Mestre e Doutor em Direito do Trabalho.

Antônio de Pádua Notariano Junior possui graduação, mestrado e doutorado em Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil. Advogado e Consultor Jurídico.

Para saber mais sobre os cursos coordenados pelos professores e fazer sua inscrição, acesse:
– Direito do Trabalho e Processual do Trabalho (Presencial)

– Gestão de Pessoas com Ênfase em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Compliance Trabalhista (Presencial)
– Direito e Processo do Trabalho
– Direito Previdenciário e do Trabalho para Gestão de Pessoas

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 15 completo pelo Spotify.