Apesar da concorrência, a carreira de Direito oferece as melhores remunerações
Em matéria divulgada no G1, um estudo feito pelo iDados revelou que dentre as 10 carreiras mais procuradas pelos vestibulandos, a carreira de Direito é a que oferece os maiores salários.
O estudo se baseou em números do Ministério do Trabalho e emprego e dados do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
De acordo com o resultado, 48,3% das matrículas no ensino superior se concentram nos cursos de administração, ciências biológicas, ciências contábeis, direito, educação física, enfermagem, engenharia civil, medicina, pedagogia e psicologia.
Os salários mais altos concentram-se nas carreiras de direito, engenharia civil e medicina.
Mercado de trabalho
Os formados em Direito podem atuar como advogado, nas mais diversas áreas do campo, como Direito Civil, Penal, Institucional ou seguir carreira jurídica, atuando como juiz, promotor de justiça ou delegado de polícia.
A carreira pública no direito é bastante grande e oferece ganhos atraentes. Alguns dos campos de atuação para quem opta por uma carreira jurídica pública são:
Juiz de Direito – responsável por atuar em áreas como Trabalho, Família, Criança e Adolescente, etc. e tem a competência de tomar as decisões e julgar casos.
Procurador da República – responsável por controlar a atividade das polícias e instaurar inquéritos e ações públicas.
Defensor Público – é o profissional que se dedica, através do Estado, a ajudar pessoas que não tem condição de contratar um advogado.
Delegado – responsável por conduzir as atividades da polícia, como investigações, operações policiais e outras medidas de segurança.
Para ocupar um desses cargos, porém, o profissional precisa se dedicar aos concursos públicos e ficar atento aos editais publicados pelas instituições.
Atualmente, estima-se que mais de 800 mil alunos estejam cursando Direito na em todo o Brasil. Os postos de trabalho para quem escolhe essa carreira tem crescido bastante nos últimos anos, mas, ainda assim, trata-se de um campo bastante concorrido.
Um profissional formado em direito que opte por não seguir a carreira pública, pode atuar como advogado, nas mais diversas áreas existentes ou seguir uma carreira empresarial, ocupando postos de trabalho como diretor jurídico, advogado empresarial, advogado consultivo ou especialista em direito imobiliário.
Em todos esses campos, os profissionais que optam por uma educação continuada e investem em sua carreira, ganham mais destaque e têm melhores salários. Para se especializar em uma dessas áreas e ocupar esses cargos, o profissional pode optar por cursos de pós graduação.
Instituições de renome, como a Escola Paulista de Direito, tem cursos de pós graduação a distância em diversas áreas do direito. Todos os cursos oferecem certificado e podem ser cursados imediatamente após a matrícula, sem a necessidade de aguardar a formação de turmas.
Existem muitas possibilidades para quem escolhe a carreira de direito. Assim como em qualquer outra área, profissionais que investem em seus estudos e buscam se aperfeiçoar continuamente, saem na frente e tem mais chances de ocupar melhores cargos.
Deixe um comentário