Improdutividade e preguiça são alguns dos antônimos de produtividade, e são características perigosas para quem deseja alcançar êxito profissional. Portanto, confira dicas de técnicas para ser um advogado mais produtivo, que você pode adotar a partir de agora.
Planeje sua rotina
Planejar a rotina e incluir tarefas básicas como “jantar com a família”, “levar o Rex para passear” e até “almoçar”, pode parecer loucura, mas fará toda a diferença na sua qualidade de vida fora e dentro do trabalho. A produtividade aumenta quando há planejamento, porque você passa a entender que 10 minutos fazem toda diferença e que cada segundo é precioso para fazer o dia valer a pena.
Planejar te ajuda também a evitar a procrastinação, que costuma fazer as pessoas acreditarem que darão conta de fazer tudo o que precisam, mesmo deixando para resolver essas pendências próximo a data limite, o que acarreta trabalhos de má qualidade e estresse. Portanto, faça da “velha agendinha” uma de suas principais aliadas na produtividade.
Automatize com a tecnologia
Automatizar é uma equação que resulta em trabalhos mais rápidos e em maior quantidade, porque reduzem processos que consomem tempo, cansam mental e fisicamente. O mercado possui diversas plataformas que contribuem com facilidades cotidianas, como, por exemplo, aplicativos do Direito que organizam processos, encontram Leis apenas com palavras-chave e permitem assinar documentos importantes, mesmo fora do escritório.
Não adie atividades
Adiar atividades é um verdadeiro risco para a produtividade, já que o profissional acaba por desperdiçar um tempo que poderia estar sendo mais bem aproveitado. Como dito no tópico de planejar a rotina, 10 minutos fazem toda a diferença, e adiar atividades porque as considera chatas, fáceis ou desnecessárias traz problemas.
Portanto, a dica é sempre respeitar a agenda e mensurar um tempo para cada atividade, já que ajuda no momento de determinar quanto pode adiar uma responsabilidade; organize as atividades por grau de importância, para ter a segurança de resolver primeiro as questões mais graves ou que são base para outros processos. Mas, muito cuidado para não colocar “os carros na frente dos bois” e resolver com muita antecedência coisas que poderiam esperar. Enfim: planeje.
Entenda seus medos
A produtividade também está relacionada às competências técnicas e emocionais do profissional, que por insegurança, talvez esteja adiando processos ou não os executando da forma correta. Então, é fundamental analisar os motivos que estão atrapalhando seu crescimento.
Os motivos da improdutividade podem ser diversos, mas a identificação permite desenvolver estratégias para solucionar esses desafios. Investir em workshops, especializações e eventos no Direito é uma forma de conhecer outros profissionais, amadurecer o conhecimento e coletar dicas de como ser mais produtivo.
Acompanhe os conteúdos EPD
Esta dica é de ouro! Tanto o portal de notícias como o blog da EPD oferecem sugestões que envolvem o Direito, para contribuir com o crescimento dos advogados no mercado. Portanto, não deixe de acompanhar nossos conteúdos e aprender novas técnicas para ser um advogado mais produtivo!
Deixe um comentário