Nesses anos fui adquirindo clareza sobre meu propósito de vida, o que me tornou mais resistente a perda de foco e a apagar incêndios, mas nem sempre foi assim.
Ainda hoje, não consigo ficar 100% imune a tudo o que se tem falado sobre o Brasil estar em crise, gerando uma onda invisível de “leites derramados”.
Acontece que, apesar da crise, tenho visto advogados conquistando clientes, expandindo sua atuação, promovendo eventos, elevando o nível da sua gestão.
Não estou negando de forma alguma a existência da crise, mas acontece que “crise” não significa que tem alguém jogando todo o dinheiro do mundo dentro de um buraco negro, entende?
O dinheiro não está desaparecendo, não está sumindo, não está evaporando: ele só está trocando de mãos.
E sabe como o dinheiro troca de mãos?
Quando se gera valor. Ponto.
Nos últimos meses eu presenciei algumas centenas de clientes de advogados trocando seu dinheiro de mãos, pagando os honorários a profissionais de mais destaque que trouxesse mais valor na crise.
Esses advogados que se destacam têm duas coisas em comum:
1 – todos estão gerando maior percepção de valor ao cliente; e
2 – todos usaram ferramentas de gestão e marketing.
Na verdade não existe uma receita de bolo para a crise. Mas posso indicar algumas estratégias usadas por advogados acima da média, sugerindo uma especial atenção a estas:
Aprenda a planejar o mínimo. Estabeleça critérios para as principais áreas do seu escritório. Sua produção jurídica está satisfatória?
A área financeira está te orgulhando? O relacionamento com clientes permite que esteja altivo? Se respondeu não para alguma das perguntas, comece elegendo os critérios do que deseja alcançar e depois crie planos simples de “como fazer”
O sucesso de uma advocacia depende de um foco de atuação bem definido. O advogado deve conhecer a fundo como funciona um processo de vendas de serviços jurídicos e como viabilizar a qualidade no “Pós venda”
Tenha rigoroso controle da situação financeira nesse momento. Acompanhe o seu fluxo de caixa. E atenção: nunca confunda dinheiro do escritório com contas pessoais.
Crie uma cultura organizacional visando levar a equipe a enxergar o escritório como parte integrante de sua vida. Não economize em treinamentos nesse momento.
Os clientes estão inseguros, o dinheiro está curto e trocando de mãos com facilidade.
Neste momento de incertezas, surge a figura mais importante da advocacia: o Advogado Gestor.
Autora do Artigo
Thaiza Vitória Coaching & Consulting
Cursos para Advogados
Consultora de Advogados. Atua na missão de ajudar advogados a construírem uma advocacia sustentável, através do desenvolvimento das 12 Áreas Elementares.
Acesse: http://www.thaizavitoria.com
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