
A Escola Paulista de Direito está entre as maiores referências no ensino jurídico do país, e não é diferente com o programa de Mestrado em Direito da instituição, sempre bastante concorrido, com corpo docente de primeira linha e recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), projeto de apoio do MEC às faculdades.
Conheça a seguir um pouco mais das razões para colocar o Mestrado na sua lista de objetivos e os principais diferenciais oferecidos pela EPD.
Por que fazer um Mestrado em Direito?
– Diferente de outros ramos de atuação do mercado de trabalho, o Direito é uma área que ainda preza bastante por especializações, estudos teóricos e títulos. A prática é, sim, fundamental para qualquer jurista, mas ter a qualificação de mestre no currículo já é um diferencial por si só.
– Embora não seja pré-requisito oficial, o Mestrado é essencial para, posteriormente, o profissional entrar em um Doutorado. Os principais programas que formam doutores no país dão preferência a mestres na hora do processo seletivo.
– Ao fazer parte de um programa de Mestrado em Direito, o aluno sai ganhando no que diz respeito ao networking, tão importante na profissão. Ao se relacionar com a coordenação, o corpo docente e com a banca, vai se criando uma rede de relacionamentos mais ampla e sólida.
– As linhas de pesquisa, de modo geral, abordam temas atuais e relevantes do universo do Direito, o que permite ao mestrando desenvolver uma tese própria sobre o assunto e sair na frente com embasamento teórico e científico.
O programa da EPD
Coordenado pelo professor Flávio Tartuce, um dos mais evidentes docentes da atualidade no Direito e autor de bibliografias importantes na área, o Programa de Mestrado em Direito da EPD foi devidamente credenciado no MEC pela Portaria 652, de 22 de maio de 2017.
Dessa forma, teve origem um curso inovador que tratará de um tema altamente pertinente no mundo globalizado e interligado em que vivemos hoje. As relações empresariais e seus decorrentes conflitos, em perspectiva nacional e internacional, tomam grandes proporções pois atingem direta ou indiretamente a todos.
O programa procura tratar das formas extrajudiciais para solução dos problemas advindos dessas relações empresariais, nas perspectivas nacionais e internacionais, com professores renomados no Brasil e Internacionalmente em seu Corpo Docente.
A área de concentração e as linhas de pesquisa são:
Área de Concentração
SOLUÇÕES ALTERNATIVAS DE CONTROVÉRSIAS EMPRESARIAIS
Os mecanismos de resolução alternativa de conflitos representam importante procedimento de racionamento da demanda pela jurisdição estatal, apresentando como principais benefícios a seus usuários a celeridade, contenção de custos e preservação das relações interpessoais entre os indivíduos-parte destes conflitos.
Aos conflitos decorrentes das relações empresariais, cuja solução ordinariamente não comporta os prazos necessários para a solução judicial de conflitos, estes mecanismos alternativos afiguram-se bastante eficazes. O curso analisará a solução de conflitos empresariais à luz da arbitragem, conciliação, mediação, “fact finding” e outros mecanismos extrajudiciais, apresentando como núcleo de pesquisa as relações empresariais integrantes do centro empresarial latino-americano.
Linhas de Pesquisa
a. Princípios e Mecanismos do Sistema Nacional de Solução Extrajudicial de Controvérsias
Esta linha de pesquisa aborda, conjunturalmente, os mecanismos extrajudiciais de resolução de conflitos no âmbito nacional, tratando de seus fundamentos, características e aplicabilidade. A partir da análise prática e teórica de projetos que concretizaram experiências de aplicação destes mecanismos extrajudiciais, possibilitar-se-á a identificação dos pontos que confirmam ou rejeitam a coerência de sua aplicação no sistema jurídico brasileiro. Concomitantemente, se procederá à análise da aplicabilidade dos métodos de resolução extrajudicial de conflitos em diferentes panoramas das relações empresariais, como a concorrência, contratos públicos e conflitos familiares no âmbito empresarial.
b. Sistemas Internacionais de Soluções de Controvérsias
Os chamados mecanismos diplomáticos ou políticos, quase-judiciais e judiciais compõem o complexo mecanismo de soluções de controvérsias no âmbito internacional. Levando-se em consideração a soberania dos povos, analisar-se-á a sistemática de aplicação e execução das decisões internacionais na seara empresarial, bem como sua repercussão.
Saiba mais detalhes e garanta a sua inscrição
No site da EPD, você pode ter acesso a mais detalhes sobre a distribuição das disciplinas, os membros do corpo docente, a duração das etapas de pesquisa e outras opções e obrigatoriedades.
Clique aqui para ir para a página do Mestrado e garanta a sua inscrição agora mesmo. Continue acompanhando também o Blog e as redes sociais da instituição para ver mais conteúdo sobre cursos e temas do universo do Direito.
Deixe um comentário