Saiba mais sobre o Mestrado em Direito da EPD

·

banner-do-mestrado-epd
banner-do-mestrado-epd

A Escola Paulista de Direito está entre as maiores referências no ensino jurídico do país, e não é diferente com o programa de Mestrado em Direito da instituição, sempre bastante concorrido, com corpo docente de primeira linha e recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), projeto de apoio do MEC às faculdades.
Conheça a seguir um pouco mais das razões para colocar o Mestrado na sua lista de objetivos e os principais diferenciais oferecidos pela EPD.

Por que fazer um Mestrado em Direito?

Existem várias razões pelas quais alguém pode optar por fazer um mestrado em Direito. Aqui estão algumas das principais razões:

  • Especialização e Aprofundamento: Um mestrado em Direito permite que os estudantes se especializem em uma área específica, e aprofundar seus conhecimentos em um campo de seu interesse particular. Isso pode ser muito benéfico para quem deseja se tornar um especialista em uma área bastante específica do Direito.
  • Oportunidades de Carreira: Em muitos casos, um mestrado em Direito abre portas para oportunidades diferenciadas de carreira. Algumas posições, especialmente em instituições acadêmicas, órgãos governamentais e organizações internacionais, podem exigir um nível mais elevado de qualificação, como um mestrado.
  • Pesquisa e Desenvolvimento Profissional: O mestrado em Direito geralmente envolve a realização de pesquisas aprofundadas e a produção de uma dissertação. Isso proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, além de contribuir para o avanço do conhecimento jurídico.
  • Networking e Oportunidades de Colaboração: Participar de um programa de mestrado em Direito oferece a chance de construir uma rede profissional valiosa. Os estudantes têm a oportunidade de interagir com professores, colegas e profissionais da área jurídica, o que pode ser muito importante na busca por oportunidades de emprego e colaborações futuras.
  • Atualização Profissional: O campo jurídico está em constante evolução e com isso fazer um mestrado permite que os profissionais se mantenham atualizados com as mudanças na legislação e nas práticas jurídicas, garantindo que possuam as habilidades e conhecimentos mais recentes.
  • Satisfação Pessoal e Intelectual: Para muitos, a busca por um mestrado em Direito é motivada pelo desejo de alcançar satisfação pessoal e intelectual. Aprofundar o entendimento das questões jurídicas tende a ser recompensador para aqueles apaixonados pelo campo do Direito.
  • Requisito para a Docência: Para os que têm interesse em se tornar professor de Direito em nível universitário, na maioria das vezes é necessário possuir um mestrado ou até mesmo um doutorado para atender aos requisitos acadêmicos.

Em última análise, a decisão de fazer um mestrado em Direito depende dos objetivos individuais, das aspirações de carreira e do desejo de adquirir um conhecimento mais profundo em uma área específica do direito.

O programa da EPD

Coordenado pelo professor Flávio Tartuce, um dos mais evidentes docentes da atualidade no Direito e autor de bibliografias importantes na área, o Programa de Mestrado em Direito da EPD foi devidamente credenciado no MEC pela Portaria 652, de 22 de maio de 2017.

Estrutura do Curso

O Programa de Mestrado em Direito terá duração de 24 meses, sendo que o aluno poderá solicitar, em caso excepcional, a prorrogação de prazo por mais 12 meses. O aluno deverá cursar um total de 28 créditos em disciplinas totalizando 420 horas/aula.

Destaca-se que no segundo ano do curso o aluno passará a dedicar um tempo para o desenvolvimento da dissertação. Cada disciplina será avaliada separadamente sendo que a nota mínima para aprovação é sete.

Reprovações deverão ser removidas a fim de se obter o crédito necessário. Após a aprovação em todas as disciplinas obrigatórias e eletivas e a apresentação e aprovação de uma dissertação de mestrado, o aluno receberá o título de Mestre em Direito.

Os alunos terão, obrigatoriamente, que acumular 8 (oito) créditos em atividades complementares, consistentes em 2 créditos em estágio docente, no mínimo 4 créditos com a publicação de artigos em estratos Qualis, preferencialmente, acima de B4 e L2, sendo 2 créditos para cada publicação e, por fim, no máximo 2 créditos com a participação em eventos nacionais e internacionais correspondentes à temática de pesquisa. Caso a publicação não seja nesses estratos ou acima deles, cada publicação trará somente 1 (um) crédito.

Organização da Oferta das Disciplinas

Os alunos cursarão 3 disciplinas obrigatórias, de 4 créditos cada uma e, na sua respectiva linha de pesquisa mais 4 disciplinas de 4 créditos cada, perfazendo o total de 28 créditos. As disciplinas obrigatórias para todos os alunos serão: Metodologia da Pesquisa e do Ensino Jurídico, Teoria do Direito e Hermenêutica Jurídica, sendo que, a partir desta base sedimentada, é que o aluno enfrentará as questões pertinentes à temática do Curso. Excepcionalmente, os alunos poderão cursar disciplinas de outras linhas, caso tenha pertinência acadêmica e seja autorizado pelo orientador.

Disciplinas obrigatórias

  • Metodologia de Pesquisa e do Ensino em Direito
  • Teoria do Direito;
  • Hermenêutica Jurídica

Eletivas e optativas

  • Análise econômica do Direito e as Soluções de Conflito Extrajudiciais para o Direito Empresarial
  • Direito Concorrencial Internacional e Solução de Controvérsias
  • Sistemática Jurídica do Comércio Internacional
  • Fundamentos e Limitações dos Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos
  • OMC (Organização Mundial do Comércio) e seu Mecanismo de Solução de Controvérsia
  • Tribunais Internacionais
  • Meios Alternativos de Solução de Controvérsias em Direito Societário
  • Meios Alternativos de Solução de Controvérsias em Direito Eletrônico
  • Mecanismos de Solução Extrajudicial Decorrentes dos Contratos Públicos
  • Meios Consensuais de Composição de Conflitos e a sua Contestação Judicial
  • Arbitragem Internacional, Homologação de Laudo Arbitral Estrangeiro e Ordem Pública
  • Acesso à Justiça por Meios Extrajudiciais de Solução de Conflitos
  • Mediação e Conciliação como Meio de Abordagem de Controvérsias
  • Soluções Extrajudiciais de Conflitos Societários Familiares
  • Sistema da Jurisdição e do Processo Civil em Transformação
  • Direito Internacional Tributário
  • Resolução Alternativa de Conflitos Internacionais Decorrentes dos Contratos de Fusões e Aquisições de Empresas
  • Conciliação e Mediação nos Conflitos Decorrentes da Gestão de Patrimônio e Planos de Negócios
  • Temas Avançados de Direito
  • Aspectos Processuais da Arbitragem
  • Solução Alternativa de Controvérsias no Direito Penal Econômico
  • Extrajudicialização do Direito Privado

Saiba mais detalhes e garanta a sua inscrição

No site da EPD, você pode ter acesso a mais detalhes sobre a distribuição das disciplinas, os membros do corpo docente, a duração das etapas de pesquisa e outras opções e obrigatoriedades.
Clique aqui para ir para a página do Mestrado e garanta a sua inscrição agora mesmo. Continue acompanhando também o Blog e as redes sociais da instituição para ver mais conteúdo sobre cursos e temas do universo do Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 respostas para “Saiba mais sobre o Mestrado em Direito da EPD”

  1. […] lecionar, contudo, o profissional formado deve seguir com os estudos e passar por um programa de Mestrado e, eventualmente, de Doutorado e Pós-Doutorado.5. Carreira PúblicaOs concursos públicos ainda […]

  2. […] Saiba mais sobre o Mestrado em Direito da EPD […]

  3. […] pela banca); prova de títulos (soma adicional de pontos por cursos de especializações, programas de mestrado e/ou doutorado, publicações acadêmicas).Os tipos de juizSe aprovado no concurso, o juiz pode […]

Pular para o conteúdo