
O retorno ao trabalho presencial pós-pandemia é um dos assuntos mais comentados nesse momento. A pandemia da Covid-19 trouxe para uma grande maioria a realidade do home office e, agora, com a vacinação avançando, muitas empresas já falam sobre o retorno ao trabalho presencial.
Em mais de um ano e meio de pandemia, muitas mudanças ocorreram nas relações de trabalho e normas e leis precisaram ser colocadas em prática, visando manter e organizar os direitos e deveres de empregados e empregadores.
E agora, com o retorno ao trabalho presencial, muitas dúvidas e preocupações surgem em ambos os lados das relações de trabalho.
Como as empresas enxergam o cenário?
As empresas vivem um momento de entender se a volta ao trabalho presencial é, de fato, o melhor caminho e não só nesse momento. Muitas delas entenderam que para sua realidade o teletrabalho funciona bem e os custos com aluguéis e tudo o mais podem ser realocados de forma mais inteligente.
Outras entendem que fazer o chamado esquema híbrido traz uma solução mais adequada. Enxergaram que não é preciso que todos os colaboradores estejam, todos os dias, presencialmente nas suas unidades e buscam organizar essa nova forma de trabalho.
E existem as que entendem o retorno ao trabalho presencial como urgente e imediato e estão focadas em fazer as operações voltarem ao que eram antes da pandemia.
E os trabalhadores?
Do outro lado, temos os trabalhadores, que em sua maioria estão confusos e apreensivos com relação ao que virá. Não importa em que tipo de empresa atuem, a incerteza, a espera, a falta de clareza nos passos a seguir têm acompanhado a maioria dos trabalhadores nesse momento.
Os especialistas da área da saúde colocam que, emocionalmente, para muitos pode ser um período complicado. Agora que estavam adaptados ao home office, voltar e ter toda a rotina desorganizada pode gerar estresse. O medo da contaminação ainda está presente em grande parte da população, salientam também os especialistas, e isso faz com que o retorno ao trabalho presencial seja para essas pessoas um fator que desencadeie, além do estresse, outros tipos de patologias.
Como lidar da melhor maneira com o retorno ao trabalho presencial?
Diante de tudo isso, os estudos mostram que a grande preocupação das empresas com o retorno ao trabalho presencial é com relação ao bem-estar mental e o gerenciamento das emoções das equipes de trabalho.
A volta aos locais de trabalho após esse período, com todas essas incertezas, pode ser mais difícil para a maioria do que foi a adaptação ao home office no início de 2020. Aos trabalhadores, a indicação é de que cuidem de sua saúde emocional e busquem entender a necessidade das empresas de voltarem ao presencial.
Possivelmente, o trabalho e as relações trabalhistas pós-pandemia não serão mais como eram antes e é preciso buscar se adaptar à nova realidade, procurando identificar o lado positivo que toda mudança certamente traz.
Continue acompanhando o Blog e as redes sociais da EPD para ver mais sobre as tendências do pós-pandemia.
Deixe um comentário