O cartão de crédito é uma forma de pagamento muito prática e simples. Por outro lado, sabemos que nenhum serviço é oferecido gratuitamente, ou seja, sem custos. Muitos consumidores não sabem que esses valores e taxas estão inclusos nos pacotes de serviços ou na fatura.
Portanto, antes de agir de forma impulsiva e concordar com determinados serviços oferecidos no cartão de crédito, é aconselhável conferir o que será tarifado.
Aqui está uma lista de uma série de serviços que possuem tarifa, de acordo com as informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Anuidade
Essa é uma tarifa que é cobrada por todos os cartões de crédito. Podemos entendê-la como uma anuidade que pode variar de acordo com a instituição e o perfil de cada cliente, vale a pena pesquisar. Vale lembrar também que essa tarifa pode ser cobrada somente uma vez por ano.
Pagamento de contas
Além de pagar as contas na boca do caixa ou cadastrá-las em débito automático, os bancos também oferecem a opção de pagamento com cartão de crédito, mas esse serviço não é gratuito. O pagamento de contas de água, luz, gás, telefone etc. é tarifado pela operadora do cartão.
Saque
É possível sacar dinheiro do seu limite do cartão de crédito. Porém, essa prática não é muito aconselhada, já que as taxas de juros são bem altas, pois esse tipo de saque é considerado um empréstimo. Portanto, são os mesmos juros aplicados no rotativo, que é aquele do parcelamento mínimo da fatura. Acontece que, como você só pode pagar pelo saque no fechamento da sua fatura, até a data você pagará os juros.
Aumentar o limite de crédito
Percebeu que precisa de mais limite para realizar sua compra? A decisão da maioria é entrar em contato com o banco pedindo o aumento do limite. Muitas pessoas não sabem, mas essa solicitação é tarifada. As instituições cobram para fazer a avaliação de risco e a viabilidade de aumentar o crédito em caráter de emergência.
2ª via do cartão
A tarifa é cobrada para a confecção de um novo cartão de crédito. Assim como a anuidade, o valor só pode ser cobrado uma vez ao ano.
Com informações: Uol
Deixe um comentário