Quais os principais concursos de Direito?

concursos-de-Direito

Os concursos de Direito estão entre as principais opções de carreiras para os formados na Graduação, já que, para muitos deles, basta o diploma do bacharelado para se candidatar.

Em outros casos, o aspirante a uma vaga precisa de experiência jurídica de alguns anos e também pode adquirir títulos de especialização para contar mais pontos nas provas.

Fato é que a carreira pública chama atenção pelos altos salários, a estabilidade garantida, os benefícios e, na maioria dos cargos, a função social de colaborar com a Justiça do país.

Por isso, seja qualquer uma das escolhas de carreira, o preparo é bastante exigente, com um bom tanto de tempo dedicado aos estudos e alta concorrência. Mas o sonho é alcançável, e existem caminhos e estratégias que podem ajudar consideravelmente.

Os principais concursos de Direito

–  Juiz
O Juiz é um dos mais notórios agentes públicos da Justiça, já que é esse profissional o responsável por interpretar a lei, os fatos e as provas, para dar o veredito final nos mais diversos casos e ações em todo o país, em diferentes esferas.

Um juiz pode atuar nos âmbitos estadual, federal, do trabalho, militar e eleitoral, com salários que ultrapassam os R$20 mil mensais.

Saiba mais sobre a carreira e o concurso aqui.

– Promotor de Justiça
O promotor, assim como o juiz, está entre os mais bem remunerados da carreira pública, com rendimentos na mesma casa dos R$20 mil, mais benefícios e auxílios.

O papel do cargo é fundamental, já que é função da promotoria investigar crimes de diferentes espécies e, a partir disso, dar início a denúncias e realizar a sustentação da tese de acusação, de modo geral.

– Procurador da República
O procurador desempenha função similar à do promotor, mas com foco mais voltado à defesa da sociedade. Como membro do Ministério Público Federal, esse profissional está posicionado em paralelo aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), justamente para poder atuar em caso de irregularidades públicas.

O concurso é um dos mais concorridos e desejados por formados em Direito, mas, com uma boa preparação, é totalmente acessível. A EPD, inclusive, ajuda estudantes a encontrar o caminho da aprovação com a Pós-Graduação em Direito Público direcionado para o MPF.

Veja mais detalhes sobre o assunto aqui.

– Delegado de Polícia
Há delegados atuantes em diversos campos na Polícia, mas, com certeza, o cargo mais desejado é o de Delegado Federal, conduzindo as delegacias da PF, investigando ocorrências e crimes em um âmbito maior.

Entre as funções da Polícia Federal está apurar e combater à criminalidade, para além da esfera pública, em casos interestaduais e até mesmo internacionais. É o delegado, por exemplo, quem encaminha ao juiz relatórios de investigações que darão base para eventuais denúncias do Ministério Público e da Promotoria, bem como comandar os controles de fronteiras do país e a entrada de estrangeiros.

Saiba tudo sobre a carreira e o concurso aqui.

– Oficial de Justiça
Com salários que iniciam a partir dos R$9.500,00, dependendo do grau de formação, é mais um dos concursos concorrido na área do Direito.

O Oficial de Justiça é o profissional que executa, pessoalmente, citações, prisões, penhoras, arrestos, ordens judiciais, mandados, entre outras tarefas administrativas.

Para saber mais sobre o cargo e a prova, clique aqui.

– Defensor Público
O Defensor Público é responsável por prestar os serviços da Justiça gratuita aos que dela necessitam.

Nesse papel, o advogado aprovado em concurso público atua junto à Justiça Estadual com objetivo de promover conciliação extrajudicial, defesas diversas, entre outros (veja todos aqui).

Especialize-se e saia na frente
Como mencionado no começo do texto, cursos de especialização somam pontos aos candidatos na maioria dos concursos públicos da área do Direito, mais especificamente na etapa final de títulos.

Para ajudar formados no ramo que pretendem seguir por esse caminho, a EPD oferece um vasto portfólio de Pós-Graduação, nas modalidades online e presencial, com conteúdo atualizado, nota máxima no MEC e corpo docente referência no país todo.

Conheça a instituição, se inscreva em um dos cursos e aproveite para sair na frente na busca pelo cargo dos seus sonhos.

Acompanhe também o Blog e as redes sociais da instituição para ver mais textos sobre temas do universo jurídico.