Como se preparar para concursos públicos

·

como-se-preparar-para-concursos-publicos
como-se-preparar-para-concursos-publicos

Seguir a carreira pública é o sonho de muitas pessoas, mas a maioria não sabe ao certo como se preparar para os concursos públicos.

A aprovação no concurso é a garantia de um emprego com estabilidade, bons salários e benefícios que nem sempre os trabalhadores encontram nas empresas do mercado de trabalho ou na atuação como autônomos.

Por isso, se você está de olho em uma vaga em concurso público, seja ela dentro das opções do Direito ou não, é fundamental, além do empenho nos estudos, seguir alguns caminhos que podem facilitar o seu preparo. Veja a seguir algumas dicas valiosas.

Escolha da área
A preparação para o concurso público depende muito da área na qual você quer trabalhar. Portanto, o primeiro passo é ter clareza de qual é o cargo para o qual você vai se candidatar, para, aí sim, iniciar os estudos. Dentro das opções do Direito, por exemplo, há uma série de caminhos que o profissional pode seguir, entre eles as carreiras de: Procurador, Juiz, Delegado, Desembargador, Promotor, Defensor Público.
Direção certa
Uma vez que a sua escolha esteja definida, é fundamental estabelecer um foco para os estudos. Muitos candidatos se “matam” de estudar em todos os temas e acabam por perder a direção adequada para aquela determinada vaga. Tenha em mente que o mais importante é saber o caminho correto em vez de tentar pegar várias estradas ao mesmo tempo.

Cursos Preparatórios
Essa dica está ligada à anterior. Atualmente, são muitas as opções de cursos preparatórios e os candidatos que se inscrevem em um têm grandes vantagens em relação aos que estudam por conta própria. Isso porque, além da experiência dos professores na área, os cursinhos são especialistas em apontar a direção correta para os estudos.

Graduação e Pós
Ter uma graduação é não só um grande diferencial para alguns concursos, como pré-requisito para muitos deles. No Direito, por exemplo, certamente você precisará de um diploma de bacharelado se quiser prestar qualquer prova, assim como em outros casos, como na Diplomacia, que exige curso superior dos candidatos à prova do CACD para entrada no Itamaraty.

Além da graduação, cursos de pós também garantem vantagem aos interessados em concursos, já que alguns deles contam pontos na somatória das notas, como no caso do concurso do Ministério Público Federal. A EPD, inclusive, oferece a Pós-Graduação em Direito Público direcionado para o MPF, curso que conta com corpo docente composto por professores com vasta experiência na instituição e na banca da prova. O conteúdo do curso une aspectos importantes do Direito Público a uma preparação única para o concurso do MPF no Brasil.

Cronograma
Planejamento é tudo, seja nos estudos, no trabalho e até mesmo na vida pessoal. Por isso, com seu objetivo definido e com a direção certa para os estudos, o próximo passo vital é se planejar. Monte um cronograma e o siga à risca. Uma boa ideia pode ser quebrar esse plano de estudos em metas menores para que você sinta sempre que está avançando, o que ajuda na motivação e na manutenção do foco.

Descanso e Lazer
Saiba que ao se dedicar à preparação para concursos públicos a sua vida será basicamente tomada pelo assunto o tempo todo. E isso é natural e importante, já que a concorrência é sempre alta e, uma vez aprovado, sua carreira estará bastante encaminhada. Faz parte de um bom projeto de estudos, contudo, separar algum tempo para intervalos, descansos e até mesmo lazer. Sem essas “fugas”, você certamente vai acabar bitolado e a preparação será comprometida.

Cuide também da sua saúde física e mental: se alimente bem, faça exercícios regularmente, beba bastante água e tenha noites bem dormidas para acordar disposto para a rotina pesada de estudos.

Prepare-se para concursos públicos além dos estudos
Um candidato bem preparado para uma prova de concurso público é aquele que, além de estudar com empenho, foco e direção correta, está atento à sociedade, a temas que fogem apenas dos conceitos e que, independente da área de atuação, busca sempre se qualificar melhor em todas as frentes.

Por isso, veja notícias, acompanhe blogs e sites relevantes, converse com profissionais e use até mesmo as redes sociais para se beneficiar nesse sentido.

Se sua carreira será trilhada dentro do Direito, siga acompanhando as postagens aqui do Blog e dos perfis da EPD no Facebook, no Instagram e no Linkedin.

Boa preparação e boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 respostas para “Como se preparar para concursos públicos”

  1. […] cargo de oficial de justiça é conquistado mediante aprovação em concurso público e, em muitos estados atualmente, ser bacharel em Direito é […]

  2. […] Diferente do que a maioria pensa, não é necessário ser formado em Direito ou Relações Internacionais, qualquer graduação dá direito a prestar o concurso. […]

  3. […] já tendo como foco a carreira de promotor, ou qualquer outra que seja necessário prestar um concurso, a principal dica é, desde sempre, criar uma rotina de estudos visando o […]

  4. […] que muitos estudantes ingressam no curso de Direito visando os concursos públicos e isso já traz um grande peso e muita […]

  5. […] Para saber sobre os processos seletivos acesse os sites dos tribunais ou especializados em concursos públicos. […]

  6. […] do convívio social.Como chegar ao cargo de juizO caminho para chegar ao cargo de juiz é via concurso público de magistratura, sendo, com isso, concorrido, difícil e bastante exigente na dedicação aos […]

  7. […] tem.Como chegar ao cargo de delegado federalA entrada para a carreira de delegado federal é via concurso público e, além dos pré-requisitos básicos de todas as provas (ver mais abaixo), o candidato deve ter o […]

  8. […] setor público, muitos são os concursos públicos para profissionais dessa área e com bons salários e planos de […]