A dúvida de fazer uma pós-graduação sem ter tirado a OAB, acaba deixando muito advogado preocupado. Não vamos entrar no mérito dos motivos que o impediram de ter seu nome no quadro de advogados brasileiros, mas fazer uma pós depois da graduação, pode dar a direção que a sua vida profissional precisa.
Como o próprio nome diz, a pós-graduação é uma formação além da sua primeira graduação, que pode ser de bacharel, licenciatura ou tecnólogo. Então, se você é formado, pode sim, se especializar, seja na área do primeiro curso ou outra preferência. Mas, é sempre importante definir quais são seus objetivos com esse segundo diploma.
Por que é tão importante definir os objetivos da segunda graduação? Porque são eles que o tornarão especialistas em algum tema específico, então, se você não gosta do assunto ou acredita que ele não será útil para sua desenvoltura no mercado, é melhor não fazer esse investimento. Para ilustrar, pense em uma pessoa formada em finanças que deseja fazer uma pós-graduação em moda. Apesar das duas áreas não estarem relacionadas diretamente, se a intenção dela é aplicar as estratégias financeiras no setor de moda, essa especialização é uma ótima ideia.
Muitos vêem na pós-graduação oportunidade para mudar de profissão, o que também funciona. Se você é formado em Direito mas não se identificou com o curso, pode escolher uma especialização que o ajude a segmentar o atendimento jurídico ou então, pode escolher outra área, como Marketing e Letras.
Mesmo sem a OAB, você pode se especializar ou atuar de outra forma com um mestrado na área, para dar aulas de Direito. Mas, não vamos nos esquecer da importância da OAB caso você tenha interesse em advogar, já que trata-se de um “reconhecimento burocrático” de que o profissional tem capacidade de exercer a função, o que protege a Lei e os clientes.
Veja algumas áreas para conseguir seu diploma latu sensuno Direito:
Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal – tem como finalidade ajudar na ampla compreensão do Código Penal no julgamento de acusados.
Pós-Graduação em Direito Processual Civil – focado na legislação para processos civis, para solucionar conflitos entre particulares de acordo com as leis.
Pós-Graduação em Direito Empresarial – direito público, tem com o intuito da legislação, favorecer as boas relações empresariais.
Deixe um comentário