,

Pós-graduação proporciona aumento salarial de até 50%, diz estudo.

áreas do direito

Fazer um curso de pós-graduação pode elevar o salário do profissional em 50%, é o que diz uma nova pesquisa realizada pelo site de empregos Catho.

O estudo foi realizado entre profissionais que ocupam o mesmo cargo, porém aqueles que realizaram um curso de especialização ou MBA (pós-graduação) têm chances reais de elevar o salário em até 50,17%. Aqueles que realizaram um curso de mestreado e doutorado, as chances é de até 50,81%.

Além disso, outro estudo realizado pela empresa indicou que profissionais que possuem um curso de pós-graduação no currículo tem maiores chances de se destacar durante um processo seletivo, já que, os recrutadores têm, em média, apenas doze segundos para realizar a primeira triagem dos currículos.

Como escolher a pós-graduação certa?

A hora de escolher um curso de pós-graduação, há uma certa confusão pela quantidade de cursos e suas modalidades.

O primeiro passo é identificar as competências que você precisa desenvolver para atingir seu objetivo de carreira e, a partir daí, procurar cursos para aperfeiçoar suas habilidades constantemente. Há dois tipos de cursos: o lato sensu e o stricto sensu.

Os cursos lato sensu são os cursos de especialização e MBA e são indicados para profissionais que querem se especializar em um determinado segmento e ganhar destaque no mercado de trabalho.

Já os cursos de doutorado e mestrado (stricto sensu) são mais indicados para a área acadêmica, ou seja, para quem pretende seguir carreira acadêmica, como professor ou pesquisador.

Mudança de áreas

Muitos profissionais aproveitam os cursos de especialização para se aprofundarem em uma área diferente da sua. Ou seja, qualquer pessoa que possua um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização), seja da sua área ou não.