Pesquisa indica que treinar inteligência emocional ajuda nos estudos

direito constitucional

Na maioria das vezes os estudantes se concentram apenas em absorver os conteúdos que são passados durante as aulas e exercícios, deixando de lado outras habilidades como o desenvolvimento da inteligência emocional. Porém, o domínio dessa capacidade pode ajudar os estudantes durante o aprendizado.

Diante desse fato, surgiu uma nova abordagem de ensino no ambiente educacional chamado de “SEL”, em inglês, significa Aprendizado Emocional Social (no original, Social and Emotional Learning). Segundo artigo publicado no Washington Post, esse novo método consiste em treinar o estudante para pensar e agir de uma forma positiva.

De acordo com o jornal norte-americano, o método foi aplicado em duas universidades localizadas em Chicago: na Universidade de Loyola e na Universidade de Illinois, em um estudo, divulgado no jornal Child Development.

Durante a pesquisa, um grupo de estudantes foi analisado por um período, no qual participaram de aulas voltadas ao desenvolvimento emocional e social. O resultado mostrou que os alunos que tiveram essas aulas tiveram uma melhora de 11% em relação ao resultado obtido nas provas, comparados aos estudantes que não participaram da experiência.

Além disso, também houve um avanço em relação a características pessoais positivas como boas habilidades para o convívio social, melhora no comportamento, maior cooperação e disposição para ajudar os colegas. O jornal também apontou que os efeitos do estudo puderam ser observados até 6 meses depois que a pesquisa foi concluída.

Para os autores da pesquisa, treinar as habilidades emocionais dos alunos no ambiente acadêmico é importante, pois pode motivá-los a persistir nos seus objetivos, fazendo com que enfrentem os desafios mais facilmente. Eles disseram também que os estudantes devem manter a própria motivação e para isso devem controlar o próprio comportamento e seu nível de estresse