Os princípios de ESG no contexto do Ensino Superior

imagem-representando-os-principios-de-esg

Artigo escrito por Karina Franchini – Head de Ensino Superior do Grupo SEB

Os princípios de ESG já estão bastante difundidos entre as empresas atualmente. Mas o que temos a dizer sobre eles quando o assunto é ensino superior?

Ambientes acadêmicos são os pilares

Começo já afirmando que, para mim, faculdades e universidades, como os principais pilares de sustentação para a formação de profissionais responsáveis e capacitados, devem sempre estar um passo à frente no que se refere às tendências.

As questões Ambientais, Sociais e de Governança, portanto, são inerentes ao desenvolvimento das metodologias mais atuais de educação em qualquer nível, mas principalmente no superior.

A integração dessas premissas de ESG nas instituições é cada vez mais reconhecida como uma necessidade fundamental para a formação completa dos estudantes.

Olhar mais amplo

Enquanto o ensino superior tradicionalmente se concentra no desenvolvimento acadêmico e técnico, a adoção dos princípios de ESG traz mais amplitude, preparando os alunos para cenários mais complexos e interconectados do mundo atual, globalizado e com uma agenda voltada a esses pontos.

Questões ambientais

A adoção de práticas de conscientização ambiental nas universidades, por exemplo, vai diretamente ao encontro do debate sobre questões climáticas globais, perda de biodiversidade e a degradação que ameaça o futuro do planeta.

Nossas instituições de ensino têm, então, a responsabilidade de educar em convergência com soluções para esses problemas e promover ações concretas para mitigá-los.

Social e Governança

E o mesmo vale para as questões sociais, igualmente importantes na formação acadêmica com inclusão e diversidade, e de governança, com conhecimentos sobre transparência, prestação de contas e integridade, entre outros aspectos.

Capacitando profissionais completos

Além de moldar o ambiente institucional, a integração de ESG na educação superior tem como maiores beneficiários os próprios alunos, futuros profissionais inseridos em um mercado de trabalho com essas preocupações em pauta.

Ao aprender sobre questões ambientais, sociais e de governança, é possível desenvolver desde cedo uma compreensão mais holística dos desafios enfrentados pela sociedade, além de também adquirir habilidades práticas, como pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração, que são essenciais para o crescimento da carreira.

O que você pensa sobre o tema? Compartilhe a sua visão nos comentários e continue acompanhando o Blog para ver mais conteúdos sobre ensino superior e mercado jurídico.