O que são as pequenas causas?

·

jovem-pensando-o-que -sao-as-pequenas-causas
jovem-pensando-o-que -sao-as-pequenas-causas

As chamadas “pequenas causas” se referem a um sistema judicial específico que existe em muitos países, destinado a lidar com disputas de menor valor monetário e complexidade relativamente baixa. Este sistema foi concebido para oferecer uma maneira rápida, acessível e eficiente de resolver conflitos civis de pequena escala, sem a necessidade de recorrer aos tribunais tradicionais.

No Brasil, as pequenas causas são tratadas por um sistema semelhante conhecido como Juizados Especiais Cíveis. Estes são regulamentados pela Lei Federal nº 9.099/95, que instituiu os Juizados Especiais em todo o país.

Como funcionam as “pequenas causas”?

Veja uma visão geral de como funcionam os Juizados Especiais Cíveis no Brasil:

  • Jurisdição e Competência

Os Juizados Especiais Cíveis têm competência para julgar causas de menor complexidade e valor até 40 salários mínimos. Além disso, também são competentes para conciliação, julgamento e execução das causas de menor complexidade, cíveis e criminais, além de infrações de menor potencial ofensivo.

  • Procedimento Simplificado

O procedimento nos Juizados Especiais Cíveis é simplificado, informal e busca a celeridade processual. Não há necessidade de advogado para ingressar com a ação, embora seja permitida a assistência jurídica. As partes podem ser representadas por advogados, mas o objetivo é facilitar o acesso à justiça para aqueles que não podem pagar por assistência jurídica.

  • Conciliação e Mediação

Antes mesmo do julgamento, há um esforço significativo para resolver os casos por meio da conciliação ou mediação. As partes são encorajadas a buscar um acordo amigável, muitas vezes com a ajuda de um conciliador ou mediador, o que pode resultar em soluções mais rápidas e satisfatórias.

  • Decisões

As decisões nos Juizados Especiais Cíveis são tomadas por um juiz, mas têm um caráter mais informal do que nos tribunais tradicionais. Geralmente, os julgamentos são rápidos e as sentenças são proferidas em audiências públicas.

  • Recursos

As decisões dos Juizados Especiais Cíveis podem ser objeto de recurso, mas este é um processo mais limitado em comparação com os tribunais regulares. Os recursos são encaminhados aos Tribunais de Justiça, onde são julgados por uma turma de juízes.

  • Casos Comuns

Os Juizados Especiais Cíveis lidam com uma ampla gama de casos, incluindo disputas de consumo, questões de locação, cobranças, danos materiais e morais de menor valor, entre outros.

  • Vantagens e Desafios

As vantagens dos Juizados Especiais Cíveis incluem o acesso à justiça para pessoas com menor poder aquisitivo, a celeridade processual e a informalidade do procedimento. No entanto, alguns desafios incluem a limitação do valor das causas, a possibilidade de autocomposição inadequada devido à falta de assistência jurídica e a necessidade de melhorar a efetividade das decisões.

Em resumo, os Juizados Especiais Cíveis desempenham um papel importante no sistema judicial brasileiro, oferecendo uma alternativa acessível e eficiente para a resolução de disputas de menor valor e complexidade. Esses órgãos buscam promover a justiça de forma célere e democrática, contribuindo para a garantia dos direitos dos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *