O que não fazer! Conheça os 6 pecados capitais do Direito

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Não existe uma sociedade sem a profissão da advocacia, elas estão diretamente ligadas uma na outra. Porém, existem alguns erros comuns que são cometidos pelos profissionais da área.

Para ser um bom profissional é necessário ter o conhecimento de que falhas em grandes proporções podem comprometer sua carreira. Portanto, listamos aqui os principais pecados que os profissionais de direito não devem cometer. Confira:

1 – Desorganização
A desorganização de um escritório de advocacia desencadeia uma série de problemas, começando pela sobrecarga dos funcionários, petições são insuficientes, o trabalho se torna estressante e, consequentemente, os clientes acabam não tendo o devido atendimento. Além disso, documentos podem ser perdidos na medida que o tempo passa, devido à falta de desorganização.

2 – Falta de Planejamento
Alguns advogados quando começam seu próprio escritório de advocacia esquecem de fazer planos em curto, médio e, até mesmo, longo prazo para seu negócio. Por consequência, quando a carteira de clientes começa a aumentar, o profissional não está preparado para atender a demanda.

Existem uma série de materiais gratuitos, como este ebook, e consultorias do SEBRAE para ajudar você a iniciar seu negócio com o pé direito.

3 – Não aproveitar a tecnologia
Um dos maiores erros que podemos cometer é confiar em nossa própria memória para lembrar de compromissos e localização de pastas e documentos. Lembre-se que vivemos numa época em que a tecnologia está disponível para nos ajudar, portanto, nunca é demais investir em diversos softwares jurídicos que ajudam a organizar e colocar em ordem seu escritório.

Com a ajuda desses programas, sobrará mais tempo para realizar outras tarefas, como retornar ligações ou e-mails de clientes e, dificilmente, perderá documentos, prazos ou audiências.

4 – Superficialidade da análise de processos
O advogado deve dominar a escrita e evitar utilizar-se de leitura dinâmica em todos os momentos, afinal, é a correta compreensão e interpretação de dados que vai permitir que você defenda seus clientes de maneira eficiente. O desempenho do profissional está ligado diretamente na maneira como ele apresenta os dados e informações de forma clara e correta.

5 – Prazos
Algumas vezes, atrasos são inevitáveis, ainda mais na correria das grandes metrópoles, problemas como trânsitos e imprevistos. Por isso, o bom profissional deve estar sempre preparado e, acima de tudo, antecipado.

A utilização de um software jurídico com avisos de compromissos, aliada a organização de uma agenda com “espaços” de respiro, garantem a resolução deste problema e prevenção de sua repetição no futuro.

6 – Contratos
Finalizando, deve ser mencionado que os contratos de honorários devem ser muito bem explicados aos clientes. Isso deverá evitar estresse e discussões, após o ganho da causa.

O advogado deve informar as diferenças existentes entre honorários contratuais, sucumbência e honorários advocatícios. O cliente não tem obrigação de saber previamente destas informações, mas o advogado precisa deixá-las claras desde o primeiro contato. É ético e saudável todos.

Com informações Jus Brasil.

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