O que esperar do Mercado Jurídico em 2022

·

O que esperar do Mercado Jurídico em 2022
O que esperar do Mercado Jurídico em 2022

O que esperar do Mercado Jurídico em 2022? O ano que se inicia hoje, em termos profissionais, já pode ser planejado como o pós-pandemia, mesmo que os cuidados e algumas restrições ainda devam permanecer, já que o coronavírus continua circulando.

No âmbito do Direito, esse cenário pós-pandêmico é bastante promissor nas mais diferentes frentes de atuação de advogados e demais juristas.

Novas Habilidades

Por certo, o mercado jurídico se desenha para o futuro próximo com a exigência de profissionais mais completos, com habilidades novas que extrapolam os conceitos mais tradicionais da área (que continuam tendo grande importância, é claro) e fornecem mais interdisciplinaridade ao advogado, esteja ele no próprio escritório, dentro de empresas ou em outras atuações.

A Escola Paulista de Direito, inclusive, já fez essa leitura da latente demanda por profissionais mais atualizados e que tenham mais destreza com os skills atuais. Nos últimos meses de 2021, a instituição se concentrou no lançamento da EPD Legal Lab, um novo núcleo de cursos voltados para a formação de advogados que acompanhem essas tendências. 

Áreas do Direito com Potencial

Alguns fatos relativamente novos no universo do Direito apontam para áreas que devem estar em alta no que diz respeito à procura nos próximos anos e, entre elas, pode-se destacar três:

Compliance: garantir a conformidade com as normas deixou de ser um “algo a mais” para as empresas e é visto, hoje, como uma obrigação básica de qualquer negócio de médio ou pequeno porte.

Direito Digital: as evoluções tecnológicas vêm impulsionando a procura por bons advogados na área digital. Além da LGPD (Lei de Proteção de Dados), o aumento de fraudes e cibercrimes e a incipiente “chegada do 5G” também pesam na balança.

Lawtechs: já são uma realidade no Brasil e oferecem soluções que otimizam a operação dos advogados nos escritórios e, principalmente, na relação com os clientes.

Áreas Mais Tradicionais

As áreas mais tradicionais do Direito não devem ficar para trás em 2022, mesmo com o crescimento de novos nichos. A pandemia, por exemplo, trouxe novas questões para o Direito Trabalhista, que já havia passado por transformações com a Reforma de 2017.

Outra reforma que pode acontecer a qualquer momento, a Tributária também promete mexer com os processos do Direito Tributário, e o mercado imobiliário, certamente, voltará a aquecer com uma possível retomada econômica, inclusive com novas negociações de frações digitais de imóveis.

Vale também ficar atento às sempre procuradas áreas do Direito Civil, do Direito Penal, do Direito Médico, Constitucional e Administrativo, Previdenciário, Empresarial e Eleitoral (ano de Eleições), todas com alta demanda por profissionais devidamente capacitados.

Marketing Jurídico

Um aspecto extra a ser considerado por advogados em 2022 é o apelo ao Marketing Jurídico, alavancado nos últimos dois anos pela internet e, principalmente, pelas redes sociais. A autopropaganda tem sido um diferencial no mercado atual, desde que seja feita com muita responsabilidade, respeitando limites e normas do Código de Ética e Disciplina da OBA. Leia mais sobre o assunto aqui.

Mantenha-se atualizado

Independente da área em que você atua, o mais importante é estar sempre atualizado com as principais tendências do mercado. Para isso, a EPD oferece cursos online e presenciais em praticamente todos os ramos jurídicos. Conheça as nossas opções de Pós-Graduação, Extensão, Imersão e Short Labs e esteja sempre um passo à frente.

Siga, também, nossas postagens diárias aqui no Blog e nas redes sociais, sempre com assuntos ligados ao universo do Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *