O papel do advogado nos Tribunais

banner-do-episodio-sobre-o-papel-do-advogado-nos-tribunais

O episódio 43 do podcast Falando Direito aborda o papel do advogado nos tribunais, com foco na atuação na área trabalhista. Os professores Márcio Granconato e Carlos Monteiro, coordenadores dos cursos de pós-graduação em direito do trabalho e gestão na EPD, compartilham suas experiências e dicas para os advogados que atuam nessa área.

Oratória e técnica

O programa começa com uma reflexão sobre a importância da oratória e da técnica do advogado no tribunal.

Muitos advogados acreditam que basta abrir o microfone e começar a falar, mas isso pode levar a uma sustentação oral maçante e sem impacto.

É fundamental que o advogado tenha um mínimo de treinamento na sua oratória e técnica, além de conhecimento do processo em que está atuando.

Sustentação oral

Os professores destacam que muitos advogados perdem a oportunidade de usar a sustentação oral como uma ferramenta de defesa do seu cliente.

É importante que o advogado saiba como usar aquele espaço de tempo que tem para apresentar seus argumentos de forma clara e objetiva, sem se perder em detalhes irrelevantes.

Além disso, é preciso ter em mente que a sustentação oral não é o momento de abordar todos os pontos do processo, mas sim de focar nas teses mais importantes.

frase-do-episodio-sobre-papel-do-advogado-nos-tribunais

Saber usar a Tribuna

Outro ponto abordado pelos professores é a importância da reflexão sobre como se deve usar aquele espaço de tempo que o advogado tem no tribunal. Infelizmente, são poucos os advogados que sabem usar bem a Tribuna, talvez porque falte justamente reflexão sobre como se deve usar aquele espaço de tempo que tem.

Postura no Tribunal

Os convidados do episódio também destacam a relevância da postura do advogado no Tribunal. É fundamental que o advogado tenha uma postura profissional e respeitosa, tanto com os juízes quanto com os demais advogados e partes envolvidas no processo.

Além disso, é importante que o advogado saiba lidar com as emoções e pressões do ambiente do tribunal, mantendo a calma e a objetividade em suas argumentações.

Preparação

A conversa segue com os professores abordando a necessidade de se preparar bem para atuar no Tribunal. Isso inclui conhecer bem o processo em que está atuando, estudar a jurisprudência e a doutrina relacionadas ao caso, além de estar atualizado sobre as mudanças na legislação e na jurisprudência.

É importante também que o advogado tenha uma boa relação com o cliente, para que possa entender suas necessidades e expectativas e atuar de forma eficiente em sua defesa.

Memorial

Os professores também destacam a importância do memorial, que é uma peça escrita que o advogado apresenta ao juiz antes da sustentação oral. O memorial deve ser objetivo e cirúrgico, apresentando os pontos mais relevantes do caso e as teses que o advogado pretende defender. É como um trailer de um filme, que deve despertar o interesse do juiz em assistir à sustentação oral.

Tendências atuais

Por fim, os coordenadores abordam as tendências e desafios na atuação do advogado no tribunal atualmente.

Eles destacam a importância da tecnologia e da digitalização dos processos, que trazem mais agilidade e eficiência para a atuação do advogado. No entanto, também há desafios, como a sobrecarga de processos nos tribunais e a necessidade de se adaptar a novas formas de atuação, como a realização de audiências virtuais.

Conclusão

Em resumo, o episódio 43 do podcast Falando Direito aborda de forma clara e objetiva o papel do advogado nos Tribunais, com foco na atuação na área trabalhista.

Os professores Márcio Granconato e Carlos Monteiro compartilham suas experiências e dicas para os advogados que atuam nessa área, destacando a importância da oratória, da técnica, da postura, da preparação e do memorial.

Além disso, eles abordam as tendências e desafios na atuação do advogado no tribunal atualmente, trazendo reflexões importantes para os profissionais da área.

Participantes

Carlos Monteiro é Sócio do escritório do DMG – Dotto, Monteiro, Gatti e Advogados Associados; professor de cursos de especialização e pós-graduação na área do Direito do Trabalho e de preparatórios para concursos públicos; Autor de diversos livros e artigos científicos, dentre os quais destaca-se “Recurso de Revista – De acordo com a Reforma Trabalhista”.

Márcio Granconato é Juiz do Trabalho do TRT-SP; Mestre e Doutor em Direito do Trabalho.

Para saber mais sobre os cursos coordenados pelos professores e fazer sua inscrição, acesse:
– Direito do Trabalho e Processual do Trabalho (Presencial)
– Gestão de Pessoas com Ênfase em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Compliance Trabalhista (Presencial)
– Direito e Processo do Trabalho
– Direito Previdenciário e do Trabalho para Gestão de Pessoas

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 43 completo pelos nossos canais do YouTube e Spotify.