No dia do diplomata, vamos falar sobre como se tornar um

no-dia-do-diplomata

20 de abril foi instituído o Dia do Diplomata, em homenagem ao Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos Júnior). Esse é o dia do nascimento do patrono da diplomacia brasileira e, desde 1970, comemora-se o Dia do Diplomata nesta data.

Oportuno, então, hoje falar um pouco sobre essa carreira e quais passos são dados nela.

A primeira informação importante é a de que é necessário ter um diploma de graduação para poder estar apto a prestar o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, para o provimento de vagas na classe inicial de terceiro-secretário.

Diferente do que a maioria pensa, não é necessário ser formado em Direito ou Relações Internacionais, qualquer graduação dá direito a prestar o concurso.

Porém, os estudantes dessas áreas costumam ser a maioria nesse concurso devido, inclusive, às disciplinas cobradas no mesmo.

Como colocado acima, o provimento de vagas é para a classe inicial de terceiro-secretário. Os cargos seguintes em ordem na carreira são: Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

Sobre o concurso

De acordo com o Edital de 2022, o concurso será realizado em três fases:

a) Primeira Fase: prova objetiva, constituída de questões do tipo CERTO ou ERRADO de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia e direito, de caráter eliminatório, e que habilitará os candidatos a se submeterem à fase seguinte;

b) Segunda Fase: provas escritas de língua portuguesa e língua inglesa, de caráter eliminatório e classificatório.

c) Terceira Fase: provas escritas de história do Brasil, geografia, política internacional, economia, direito, língua espanhola e língua francesa, de caráter eliminatório e classificatório.

É um concurso bastante disputado e com poucas vagas (34 em 2022). O salário inicial de R$19.199,96 é um dos principais motivos da alta disputa, além, claro, das especificidades interessantes da carreira.

Sobre a carreira

O concurso, como mencionado, provê as vagas de terceiro-secretário e os classificados atuam nessa função durante a formação no Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco.

O cargo subsequente é o de segundo-secretário. O diplomata exerce essa função até ser promovido ao cargo de primeiro-secretário.

Esse cargo é cumprido em Brasília e a atuação pode ser como assessor do Ministro das Relações Exteriores ou do Secretário-Geral do Presidente da República.

Existe também o cargo de Conselheiro que, para ocupá-lo, o diplomata precisa exercer a função por no mínimo nove anos. O papel do conselheiro é o de Chefe de Divisões, como das Nações Unidas ou Direitos Humanos.

O treinamento dos diplomatas ocorre durante toda a carreira, de forma intensa e contínua. É preciso ser um profissional preparado para atuar e tratar com diferentes temas que envolvem, por exemplo, segurança, comércio, política internacional, entre outros.

dia-do-diplomata

Se você tem interesse por essa carreira, deve buscar maiores informações sobre ela e sobre os cursos de preparação para o concurso que são essenciais, pois como já dito, ele é muito concorrido, além de exigente.

E para se manter informado sobre as carreiras jurídicas continue acompanhando o Blog EPD.