Monografia e artigo científico. Qual a diferença?

·

monografia
estudante-pensando-em-como-fazer-uma-monografia

Muitas são as preocupações dos estudantes durante o período da graduação e, entre elas, está a com os trabalhos de conclusão de curso. 

TCC é a sigla para Trabalho de Conclusão de Curso e a grande parte dos cursos de graduação bacharelado exigem-no como obrigatoriedade para a conclusão do mesmo. 

E, com isso, conforme o curso vai chegando ao fim, a preocupação e a ocupação dos estudantes com o trabalho ficam cada vez maiores. 

Por isso, é importante, desde que o estudante inicia a graduação, buscar informações sobre a necessidade de realizar esse tipo de trabalho e quais as especificações que a universidade e o curso exigem. 

Com isso, é possível se organizar durante todo o período e o trabalho não se torna um problema e, sim, bons momentos de aprendizagem, como deve ser. 

Mas afinal, como são esses trabalhos? 

Podemos dizer que, de forma ampla, o trabalho de conclusão de curso é qualquer tipo de trabalho que o estudante precisa fazer ao final de um curso, graduação ou especialização, como parte de sua conclusão, para assim poder receber seu diploma. 

Em se tratando da graduação, cada instituição pode optar sobre o formato deste trabalho e as formas mais comuns são a monografia ou o artigo científico. 

Nas graduações, em sua maioria, pelo trabalho ser obrigatório, existe uma disciplina normalmente chamada Metodologia Científica, na qual o professor irá tratar deste trabalho, colaborando com os alunos e orientando-os. 

monografia

O que é uma monografia? 

A monografia é um trabalho escrito sobre os resultados de uma pesquisa focalizada em um tema único, uma delimitação de campo ou um recorte de uma realidade. Além disso, a monografia deve seguir um formato e uma estrutura lógica, apresentando dados sobre a hipótese criada, a metodologia desenvolvida e os resultados da pesquisa. 

Ela deve ser um texto informativo e crítico, tendo como base a leitura de muita bibliografia sobre o tema. 

Normalmente, uma monografia contém as seguintes partes: 

  • Capa 

Nela colocam-se o nome do estudante, do curso, do professor orientador, da cidade e instituição, além do título da monografia. 

  • Índice 

Nele são indicados os números das páginas de cada um dos tópicos da monografia. 

  • Introdução 

Nesta parte são apresentados os objetivos da monografia e um pequeno resumo sobre o que será tratado. 

  • Corpo 

Nele está contido o trabalho propriamente dito, dividido em capítulos, com títulos e subtítulos. Orienta-se que, no total, uma monografia possua uma média de 30 páginas. 

  • Conclusão 

Parte final da monografia, onde são apresentadas breves conclusões sobre o que foi estudado. 

  • Referências bibliográficas 

É essencial listar de forma correta as referências que foram utilizadas. Para saber como fazer de forma ideal, consulte o site da ABNT

O que é um artigo científico? 

Já o artigo científico é um trabalho monográfico, apresentado de forma sintética e objetiva, e pode ser resultado de uma pesquisa independente ou um desenvolvimento acadêmico. O artigo é classificado em “acadêmico” e “não acadêmico”.  

No formato acadêmico, deve obedecer aos critérios de pesquisa para sua elaboração e apresentação. Não sendo acadêmico, pode ser uma publicação destinada a órgãos ou revistas especializadas em determinado assunto. Pode ser, por exemplo, o resultado de uma pesquisa independente. 

Normalmente, as partes de um artigo científico são: 

  • Título e autores 

Nesta parte é colocado o título do artigo, a data da sua publicação e o nome do autor ou autores. 

  • Resumo ou abstract 

É necessário que um artigo possua um breve resumo de seu conteúdo. 

  • Metodologia 

É nessa parte que o trabalho é apresentado de forma detalhada, mostrando a metodologia de pesquisa que foi realizada. 

  • Resultados 

Apresentam-se os resultados obtidos na pesquisa. 

  • Discussão 

Nesta parte, juntamente com o uso de literatura existente sobre o tema, demonstra-se a solução encontrada. 

  • Referências 

Assim como na monografia, devem ser colocados todos os materiais e autores que foram utilizados como embasamento do artigo. 

Participar com atenção das aulas relacionadas a metodologia científica e tirar dúvidas com o professor são itens essenciais para que o processo de construção e finalização de um trabalho de conclusão de curso ocorra da melhor forma. 

E para se manter atualizado sobre temas relevantes e que podem ser escolhidos para esse tipo de trabalho, acompanhe o blog e as redes da EPD com frequência. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uma resposta para “Monografia e artigo científico. Qual a diferença?”

  1. […] diferença de monografia e artigo científico pode fazer com que tanto os trabalhos acadêmicos bem como um trabalho de TCC possa ser realizado […]