Falando sobre amor

banner-do-episodio-falando-sobre-amor

O episódio #11 do podcast Falando Direito aborda o tema do amor, explorando reflexões, citações e histórias pessoais sobre esse sentimento universal.

A importância do Amor

O apresentador, Dr. Ricardo Castilho, professor e fundador da Escola Paulista de Direito, inicia o episódio destacando a relevância do tema, que impacta a vida de todas as pessoas em algum momento.

Ele ressalta que, embora a ciência tenha identificado a influência dos hormônios, como a ocitocina e a vasopressina, no comportamento amoroso, o amor transcende explicações puramente científicas.

Diferentes perspectiva

Ao longo do episódio, são apresentadas diversas perspectivas sobre o amor, incluindo visões de artistas, poetas, filósofos, fisiologistas e psicólogos ao longo da história.

Poesia

O poeta português António Botto é citado, destacando a brevidade e a intensidade da palavra “amor”, que possui apenas quatro letras, mas carrega um significado infinito.

Além disso, o poeta Luís de Camões é mencionado por sua dificuldade em definir o amor, mas sua capacidade de identificar os sintomas desse sentimento.

Filosofia

O episódio também aborda a visão de Platão, apresentada em sua obra clássica “O Banquete”, na qual ele afirma que o Eros promove o conhecimento da beleza da alma e auxilia na compreensão da verdade espiritual.

Essa perspectiva filosófica é complementada pela citação de São Paulo em sua carta aos coríntios, em que ele enfatiza a importância do amor como um elemento fundamental que transcende habilidades, conhecimento e ações.

Literatura brasileira

O episódio também destaca a visão de Vinicius de Moraes, um poeta brasileiro, que em seu soneto “Fidelidade” aborda a natureza efêmera do amor romântico, recomendando que se aproveite ao máximo enquanto ele perdura.

Essa abordagem metafórica é complementada pela menção a Chico Buarque, que em sua música “Construção” expressa a urgência de viver cada momento como se fosse o último.

Amor no contexto jurídico

O professor, então, traz reflexões sobre a presença do amor no contexto jurídico, mencionando a ausência da palavra “amor” em diversos artigos do código civil, mas ressaltando a inclusão do direito à busca da felicidade na Constituição norte-americana, como um ato de amor.

Conclusão

Por fim, o programa encerra com uma reflexão sobre a complexidade do amor, destacando sua natureza multifacetada, que envolve sofrimento, benevolência e ausência de inveja. O apresentador reforça a importância dos poetas como intérpretes desse sentimento, ressaltando que, embora o amor não possa ser plenamente explicado, sua presença na vida humana é inegável.

Em resumo, o décimo primeiro episódio do podcast Falando Direito oferece uma ampla gama de perspectivas sobre o amor, abordando desde reflexões filosóficas e poéticas até a presença desse sentimento no contexto jurídico, proporcionando uma reflexão profunda e multifacetada sobre um dos temas mais universais e complexos da experiência humana.

O participante

Ricardo Castilho é Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É fundador e Diretor Geral da EPD, sendo coordenador de cursos de Pós-Graduação e diretor do programa de Mestrado da instituição.

Para saber mais sobre os cursos de Graduação e Pós-Graduação da EPD, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 11 completo pelo Spotify.