,

Entenda as diferenças entre Pós-Graduação, MBA, Mestrado e Doutorado

escritorio de advocacia

A busca pelo conhecimento e um espaço de destaque no mercado de trabalho são objetivos de muitos profissionais. Por conta disso, atualmente, existe uma grande quantidade de cursos de pós-graduação em todo o Brasil.

Na hora de escolher o curso de especialização, o candidato enfrenta um expressivo número de opções de cursos em várias instituições e em várias modalidades. Essa quantidade de opções é um efeito da explosão do setor de ensino superior, ou seja, o ensino superior já não é um destaque no mercado de trabalho e, por conta disso, os profissionais buscam uma melhor posição dentro das corporações.

As especializações, mestrados, doutorados e MBAs (Master of Business Administration) pertencem ao mesmo termo “pós”, porém, antes de investir seu tempo (e dinheiro), é importante entender a finalidade de cada um deles para contribuir com seu objetivo.

Neste momento, surge a primeira dúvida: por que escolher a pós-graduação do tipo lato sensu, ou então optar por uma do tipo stricto sensu? Os termos em latim significam, respectivamente, “em sentido amplo” (subjetivo) e “em sentido estrito” (objetivo).

Para melhor entendimento, vamos descrever cada uma delas abaixo:

TIPO DE PÓS LATO SENSU STRICTO SENSU
Diploma Certificado de conclusão Diploma e grau acadêmico
Tipo de Curso Especializações e MBAs Mestrados e doutorados
Obrigatório Diploma de Ensino superior Diploma de ensino superior
Órgão Regulador Sesu Capes
Objetivo Mercado de trabalho Carreira acadêmica e pesquisa
Avaliação Final Trabalho de conclusão Tese, dissertação

De forma geral, todo curso que é realizado após o ensino superior é chamado de “curso de pós-graduação”. Normalmente, o termo “pós” se tornou sinônimo de cursos de especialização. Esse tipo curso é a oportunidade de muitos profissionais de se especializar em um determinado segmento ou mudar de área. É comum os cursos de especialização estarem abertos a graduados de qualquer área de conhecimento.

De acordo com o MEC, normalmente, a “pós” é um curso que tem o objetivo técnico ou profissional mais específico, sem abranger totalmente uma área de conhecimento. No caso das pós-graduações lato sensu, o estudante receberá um certificado de conclusão de curso após ser aprovado em todas as disciplinas e cumprir carga horária mínima de 360 horas.

Neste tipo de pós-graduação também estão inseridos os cursos de MBA que são considerados especializações em administração voltadas para a área de negócios. No Brasil, o mercado de trabalho reconhece as diferenças profissionais que optam por uma especialização ou aperfeiçoamento lato sensu.

O que é preciso para começar uma Pós-Graduação?

• Mestrado

Os cursos “stricto sensu”, como os mestrados, são direcionados para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e consistem nos mestrados, doutorados e pós-doutorados.

• Doutorado

Além dos mestrados, o doutorado é outra modalidade de cursos “stricto sensu“. No Brasil, são quase 2 mil cursos voltados para a formação de doutor. O curso oferece um conhecimento teórico mais profundo do que o mestrado acadêmico, buscando avanços reais no conhecimento. É voltado, principalmente, para quem pretende seguir carreira acadêmica, como professor ou pesquisador.