Dúvidas sobre pós-graduação à distância?

·

procurador-municipal


1. O que é pós-graduação?

São cursos realizados após o término da graduação, seja um bacharelado, um tecnológico ou uma licenciatura. Aqui entram as Especializações, os Mestrados e os Doutorados.

2. Qual a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
Lato sensu designa todo curso que se segue à graduação e destinado ao aperfeiçoamento e a especialização em uma área certa e limitada do saber ou da profissão. Já os cursos stricto sensu conduzem à obtenção de um grau acadêmico, e subdividem-se em dois ciclos: mestrado e doutorado.

3. Pós-graduação e Especialização são a mesma coisa?
Não. Especialização é apenas um tipo de pós-graduação, o lato sensu. Existem ainda o mestrado e o doutorado, que são outro tipo, o stricto sensu.

4. Qual é a diferença entre MBA e Especialização?
Alguns MBAs (Master Business Administration) são especializações (pós-graduação lato sensu), outros são simples cursos de aperfeiçoamento. Para ser considerada especialização, o curso deve ter duração mínima de 360 horas e atender a alguns requisitos do MEC.

5. Quanto tempo dura os cursos de pós-graduação?
Para ser considerado curso de especialização, este deve ter duração mínima de 360 horas segundo determinações do MEC.

6. Um curso de pós-graduação feito à distância tem a mesma validade de um presencial?
Sim. O diploma não faz indicação de que o curso foi feito a distância. Por enquanto, apenas os cursos de pós-graduação lato sensu (Especialização) são autorizados pelo MEC para a modalidade à distância.


7. Com um curso de pós-graduação posso atuar em uma área diferente da qual me formei?
Não. Você pode complementar sua graduação fazendo uma especialização em uma área correlata, como por exemplo, uma pessoa formada em Administração se especializar em Marketing.  No entanto, a pós-graduação não te dá o direito de exercer uma profissão que a graduação não tenha te habilitado, por exemplo, um engenheiro que possui o CREA como registro de exercício de profissão, não pode exercer advocacia ao fazer uma pós-graduação em Direito, pois não é habilitado pela OAB. Ou seja, o que determina a área de atuação é a graduação. A pós-graduação não irá autorizar você a exercer funções que dependam de habilitação por meio da graduação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo