Dia do estudante

dia-do-estudante

Você sabia que no dia 11 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante? E que essa data possui uma grande relação com o Direito?

Essa é a história que vamos resumidamente contar.

Mas antes que você diga que o Dia do Estudante é no dia 17 de novembro, já esclarecemos dizendo que o dia 17 é o Dia Internacional do Estudante. Ou seja, uma data comemorada em todo o mundo.

O dia 11 de agosto é o dia nacional do estudante e quer saber por qual motivo?

Neste dia, no ano de 1827, D. Pedro I instituiu dois grandes e importantes cursos de Ensino Superior no Brasil. Os cursos de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais começaram a ser oferecidos na Faculdade de Direito de Olinda e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

100 anos depois, o advogado Celso Grand Ley propôs a criação do Dia do Estudante, nesta mesma data, devido à importância que as Ciências Jurídicas tiveram na história da educação no Brasil.

Nesta mesma data, só que no ano de 1937, foi criada a União Nacional dos Estudantes (UNE).

A UNE é a entidade máxima dos estudantes brasileiros e representa cerca de seis milhões de universitários de todos os 26 Estados e do Distrito Federal.

A universidade é um ambiente onde a juventude brasileira tradicionalmente se organiza em torno de visões, opiniões e vontades comuns. Movimento estudantil é o nome dessa atividade que envolve tanto a organização de uma festa como a participação numa passeata, a criação de uma empresa júnior ou a representação política para debater o país.

Em meio a esse processo, os estudantes vão se organizando em entidades representativas como DAs (diretórios acadêmicos), CAs (centros acadêmicos), DCEs (diretórios centrais), uniões estaduais de estudantes e executivas nacionais de cursos. A união destas organizações forma, há mais de 70 anos, a UNE.

A UNE levanta muitas bandeiras sociais e educacionais e é responsável, por exemplo, pela criação e manutenção da meia-entrada, benefício que traz muitas vantagens aos estudantes no acesso à cultura. Num país como o nosso, no qual a maior parte dos estudantes vive em situações não tão favoráveis financeiramente, a meia-entrada é mais do que um benefício e, sim, também uma forma de inclusão social.

Você, estudante, que gostaria de alguma forma de fazer parte de um movimento estudantil que faz diferença na educação no nosso país, acesse o site da UNE e saiba mais.

Mas muitas são as formas de fazer a diferença como estudante e colaborar para a melhoria da educação no nosso país. Esse Dia do Estudante deve ter como objetivo principal a reflexão sobre a importância da educação no nosso país.

A educação é uma das principais formas de mudança de uma sociedade. O conhecimento tira as pessoas da ignorância e oportuniza que elas possam atuar como protagonistas de suas histórias.

Cada estudante que finaliza uma etapa do ensino é mais um cidadão que sobe mais um degrau na sua inserção real na sociedade.

Os estudantes que ingressam nas universidades conquistam não somente um diploma e melhores condições e oportunidades no mercado de trabalho, mas também mais voz para lutar pela educação no nosso país.

Que você, estudante de Direito, sinta a importância desse dia e lute, não só nele, por uma educação melhor e mais eficiente para toda a sociedade.

Para se manter sempre atualizado sobre as principais datas e notícias do meio estudantil e jurídico, continue acompanhando o Blog EPD.