Dia do advogado

dia-do-advogado

“A função da defesa consiste em ser, ao lado do acusado, inocente ou criminoso, a voz dos seus direitos legais.”(Rui Barbosa)

O dia 11 de agosto é uma data especial para todos aqueles que trabalham em prol da justiça e da defesa dos direitos, como bem disse Rui Barbosa. Esse dia é uma homenagem àqueles profissionais que, por meio do conhecimento jurídico e do compromisso com a ética, desempenham um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Por que 11 de agosto é o dia do advogado?

A origem do Dia do Advogado data do ano de 1827, quando os primeiros cursos de Direito no Brasil foram criados

Eles foram criados por meio de um Decreto imperial. Essa medida estabeleceu o ensino jurídico no território brasileiro, marcando um importante marco para a formação de profissionais capacitados a atuarem no campo do Direito. A data de 11 de agosto foi escolhida como uma forma de homenagear a criação dos cursos jurídicos no país.

A profissão

A advocacia é uma profissão milenar, com raízes lá na antiguidade, e que desempenhou e ainda desempenha um papel imprescindível na sociedade. Os advogados são os profissionais responsáveis por oferecer suporte jurídico a indivíduos, empresas e instituições, garantindo que os seus direitos sejam respeitados e que a justiça prevaleça.

A atuação dos advogados é diversa, abrangendo diversas áreas do Direito, como o Direito Civil, o Direito Penal, o Direito Trabalhista, o Direito Tributário, entre outros.

Os advogados podem representar seus clientes em processos judiciais, elaboração de  pareceres, realizando negociações e aconselhando sobre questões legais complexas e muitas outras coisas.

Além disso, a figura do advogado é essencial para a manutenção do Estado de Direito, princípio fundamental de uma sociedade democrática. É por meio da advocacia que a igualdade de todos perante a lei é assegurada, garantindo que ninguém esteja acima das normas e que todos tenham acesso à justiça.

A profissão do advogado exige uma boa formação acadêmica, assim como um contínuo aprimoramento e atualização sobre as leis, jurisprudências em vigor e tantas outras mudanças que ocorrem ao longo do tempo.

A ética e a responsabilidade são pilares fundamentais na carreira de um advogado, já que eles lidam com questões delicadas e de grande impacto na vida das pessoas e da sociedade.

É importante destacar que o papel do advogado não se limita apenas ao litígio judicial. Muitos profissionais da advocacia também atuam na mediação e resolução de conflitos, buscando soluções extrajudiciais para as demandas de seus clientes. Essa abordagem, cada vez mais comum nos dias atuais, busca desafogar o sistema judiciário e encontrar saídas mais rápidas e menos onerosas para as questões legais.

frase-sobre-o-dia-do-advogado

Neste Dia do Advogado, é importante reconhecer o trabalho árduo e a dedicação desses profissionais que, muitas vezes, atuam sob pressão e enfrentam desafios complexos. É uma oportunidade de agradecimento aos advogados pelo empenho em fazer valer os direitos e garantias de todos.

A data também convida à reflexão sobre a importância da justiça e da igualdade perante a lei. É por meio da atuação dos advogados, que temos a esperança de que as injustiças sejam corrigidas e que todos os cidadãos possam viver em um ambiente onde seus direitos são respeitados e protegidos.

Por fim, o Dia do Advogado é uma ocasião para reconhecer que a advocacia é muito mais do que uma profissão, é uma vocação. É uma escolha de vida na qual os valores éticos, o conhecimento e a defesa dos direitos se unem para tornar o mundo um lugar melhor e mais justo para todos.

Como se tornar um advogado

Para se tornar um advogado, é necessário seguir alguns passos.

• Graduação em Direito: A graduação em Direito é o primeiro passo. O curso tem duração de cinco anos e para finalizá-lo é preciso realizar um trabalho de conclusão de curso.
  • Exame da Ordem: Após concluir a graduação, para exercer a profissão de advogado é preciso prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Esse exame testa os conhecimentos jurídicos e a capacidade de aplicar a lei em casos práticos.

Para alguns concursos é preciso que o candidato além desses requisitos possua algum tempo de prática jurídica.

É importante destacar que a profissão de advogado envolve muitas áreas de atuação, e os profissionais podem escolher se especializar em diferentes ramos do direito, como já citado.

Caso esteja interessado em se tornar um advogado, conheça o curso da EPD acessando o site.

E para você que já é advogado, parabéns pelo seu dia.