Compliance é uma palavra muito utilizada nos tempos atuais, está em alta e isso é um fato. Mas, poucos são os que conhecem seu verdadeiro significado, na prática. Neste artigo abordaremos sobre esse tema tão relevante para organizações de todos os portes: o compliance para empresas.
Continue a leitura para, enfim, entender o que significa o compliance para empresas e os seus benefícios.
Afinal, o que é Compliance?
É comum, principalmente no âmbito profissional, trabalharmos com temos em inglês, assim como o Compliance, mas para quem prefere a tradução literal, a palavra significa conformidade. Ela vem do verbo “to comply”, ou seja, seu significado pode variar entre os sinônimos de abordar, cumprir ou agir de acordo com determinada regra/norma.
Ao retratarmos Compliance ao âmbito corporativo, muitas pessoas podem cometer o erro de associar à corrupção, o que não está errado; contudo, o termo é muito mais amplo do que apenas essa definição.
Quando falamos do mundo corporativo, não podemos esquecer que é necessário obedecermos a diversas normas, sejam elas sobre obrigações ambientais, florestais, tributárias e regulatórias, sem contar questões éticas com os colaboradores (regulamentos internos) e também a concorrência de modo geral.
Podemos concluir que o termo Compliance para empresas, apesar de aparecer mais atualmente, é uma conduta antiga e que está em alta devido às redes sociais e ao modo como os consumidores estão de olho nas marcas que os impactam, para ver se estão agindo da melhor forma possível.
E o que significa “estar em Compliance”?
Se a palavra traduzida significa estar em conformidade, uma empresa que está em Compliance é aquela marca que segue todas as normas e leis creditadas a ela, cumprindo assim, regulamentos externos e internos, tendo uma postura ética em relação aos concorrentes e uma preocupação com o bem-estar de seus colaboradores.
Muito mais do que fazer publicidade sobre sua maneira de atuar, uma empresa precisa ser transparente, tanto para o público externo quanto para o interno, sobre suas atuações no mercado, sendo uma empresa aberta e sem medo de revelar algo, afinal está em conformidade.
O que é Programa de Compliance?
Toda empresa deve possuir um programa de Compliance, organizando-se para cumprir todos os requisitos listados nos tópicos anteriores. Conseguindo assim, criar mecanismos e procedimentos internos para desenvolver normas, fiscalizar, auditar, incentivar denúncias de casos de não conformidade na empresa.
Apesar de ser um trabalho árduo, possuir este tipo de programa impacta futuramente em uma empresa, conseguindo ser admirada e altamente transparente com todos os públicos. Afinal, ter um programa sólido servirá para evitar que problemas aconteçam e gere prejuízos à marca.
Sistema de Compliance é obrigatório?
Antes de explicar a obrigação do sistema, é necessário ressaltar que em 2013 foi sancionada a Lei nº 12.846, que trata o tema sobre responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas, também conhecida ao grande público como a Lei Anticorrupção.
E a grande novidade é que essa lei não impacta apenas governantes eleitos ou servidores públicos, mas sim as empresas de todo o Brasil, punindo organizações que lesam a administração pública.
Mas, onde entra o Compliance nessa história?
O sistema de compliance não se torna obrigatório; contudo, empresas que não adotaram ainda um programa sólido para seguir normas e leis poderão sofrer grandes consequências e, consequentemente, prejuízos à sua imagem ou até mesmo financeiro.
Principais benefícios da Compliance para empresas
Já foi possível perceber o quão importante é o Compliance para as empresas, protegendo-as da Lei Anticorrupção e de inúmeros problemas, mas se você ainda não se convenceu de sua importância, listamos abaixo alguns benefícios que um programa de Compliance sólido poderá trazer ao seu empreendimento. Vamos lá?
Melhora na imagem da empresa
Destacamos acima que os consumidores estão mais exigentes com as marcas que impactam sua vida, buscando muito mais do que apenas um produto ou serviço prestado, mas uma marca que seja impactante no meio em que se está instalada.
Qualquer conduta errada, e pronto, sua marca será divulgada e bombardeada de informações negativas nas redes sociais.
Seguir uma conduta de compliance em sua empresa evitará possíveis erros e mostrará ao mercado, sejam concorrentes ou consumidores, que sua empresa é ética e tem como pilar seguir todas as normas.
Melhora a satisfação dos colaboradores
A vida comum de um trabalhador é passar mais tempo na empresa do que com os próprios familiares. Neste caso, nada melhor do que trabalhar em um lugar transparente, ético e que cumpre com todas as normas. Locais como esse proporcionam ao trabalhador muito mais satisfação do que um profissional que atua em empresas que passam direto por cima de regras e condutas internas/externas.
Além de proporcionar maior segurança por saber que todos os direitos serão respeitados, trabalhar em uma organização séria e ética proporciona um grande orgulho e pode servir para que o profissional faça uma campanha gratuita sobre seu local de atuação, melhorando ainda mais a imagem da empresa.
Melhora a produtividade
Uma boa ação gera outra boa ação. Considerando o tópico anterior, um profissional orgulhoso e satisfeito com seu local de trabalho, com certeza, dará tudo de si e proporcionará maior produtividade em suas atividades.
Empresas com programas de compliance demonstra aos seus colaboradores que se preocupa com os mesmos, conquistando assim, a confiança e motivação para o trabalho diário.
Melhora a retenção e atração de talentos
Quem não tem o desejo de trabalhar em uma empresa que está sendo bem avaliada por todo e que se preocupa com seus funcionários e o local onde se reside? Além de conseguir manter os talentos que já são da casa, conseguirá atrair muitos profissionais com alta performance para participar de processos seletivos e serem contratados.
Facilidade na captação de recursos
Existem muitas áreas, onde é fundamental existirem parcerias estratégicas entre empresas para que o negócio flua.
E quem não deseja fazer negócio com uma companhia com boa reputação no mercado? Por isso, seguir um programa de compliance evitará que o nome de sua empresa esteja sujo, afinal os parceiros buscarão informações sobre o passado e o presente da empresa com quem poderão desenvolver uma parceria estratégica.
Como pode perceber, é preciso desenvolver o quanto antes um programa sólido de compliance para empresas. Por esta razão, um especialista no tema será fundamental para orientar empreendedores e diretores de organizações sobre como devem agir, e assim, evitar eventuais problemas no mercado.
O mercado de Compliance está crescendo, não perca essa oportunidade. Faça o curso de pós-graduação em direito corporativo e compliance e seja o especialista que o mercado tanto procura.
Deixe um comentário