
Seguir a carreira pública é o sonho de muitas pessoas, mas a maioria não sabe ao certo como se preparar para os concursos públicos.
A aprovação no concurso é a garantia de um emprego com estabilidade, bons salários e benefícios que nem sempre os trabalhadores encontram nas empresas do mercado de trabalho ou na atuação como autônomos.
Por isso, se você está de olho em uma vaga em concurso público, seja ela dentro das opções do Direito ou não, é fundamental, além do empenho nos estudos, seguir alguns caminhos que podem facilitar o seu preparo. Veja a seguir algumas dicas valiosas.
Escolha da área para concursos públicos
A preparação para os concursos públicos depende muito da área na qual você quer trabalhar. Portanto, o primeiro passo é ter clareza de qual é o cargo para o qual você vai se candidatar, para, aí sim, iniciar os estudos.
Dentro das opções do Direito, por exemplo, há uma série de caminhos que o profissional pode seguir, entre eles as carreiras de: Procurador, Juiz, Delegado, Desembargador, Promotor, Defensor Público.
Direção certa
Uma vez que a sua escolha esteja definida, é fundamental estabelecer um foco para os estudos. Muitos candidatos se “matam” de estudar em todos os temas e acabam por perder a direção adequada para aquela determinada vaga. Tenha em mente que o mais importante é saber o caminho correto em vez de tentar pegar várias estradas ao mesmo tempo.
Cursos preparatórios para concursos públicos
Essa dica está ligada à anterior. Atualmente, são muitas as opções de cursos preparatórios para concursos públicos e os candidatos que se inscrevem em um têm grandes vantagens em relação aos que estudam por conta própria. Isso porque, além da experiência dos professores na área, os cursinhos são especialistas em apontar a direção correta para os estudos.
Graduação
Ter uma graduação é não só um grande diferencial para alguns concursos públicos, como pré-requisito para muitos deles. No Direito, por exemplo, certamente você precisará de um diploma de bacharelado se quiser prestar qualquer prova, assim como em outros casos, como na Diplomacia, que exige curso superior — não necessariamente em Direito — dos candidatos à prova do CACD para entrada no Itamaraty.

Cronograma
Planejamento é tudo, seja nos estudos, no trabalho e até mesmo na vida pessoal. Por isso, com seu objetivo definido e com a direção certa para os estudos, o próximo passo vital é se planejar. Monte um cronograma e o siga à risca. Uma boa ideia pode ser quebrar esse plano de estudos em metas menores para que você sinta sempre que está avançando, o que ajuda na motivação e na manutenção do foco.
Descanso e Lazer
Saiba que, ao se dedicar à preparação para concursos públicos, a sua vida será basicamente tomada pelo assunto o tempo todo. E isso é natural e importante, já que a concorrência é sempre alta e, uma vez aprovado, sua carreira estará bastante encaminhada.
Faz parte de um bom projeto de estudos, contudo, separar algum tempo para intervalos, descansos e até mesmo lazer. Sem essas “fugas”, você certamente vai acabar bitolado e a preparação será comprometida. Cuide também da sua saúde física e mental: se alimente bem, faça exercícios regularmente, beba bastante água e tenha noites bem dormidas para acordar disposto para a rotina pesada de estudos.
Pós-Graduação pontua nos concursos públicos?
Uma dúvida bastante comum é se a pós-graduação faz diferença para pontuar para aprovação em concursos públicos. É fato que a pós-graduação ajuda o candidato a desenvolver melhor seu trabalho, já que seu conhecimento será estendido com este tipo de estudo.
Porém, o que muitos não sabem é que alguns concursos fazem avaliação de títulos e quem não tem nenhuma especialização simplesmente não consegue pontuar. O critério de desempate também é uma técnica que faz avaliação de títulos, configurando outra situação na qual o aluno pode pontuar se estiver preparado além de sua graduação.
Concursos com alto índice de competitividade como Câmara dos Deputados, Senado Federal e Petrobrás, são exemplos de instituições que utilizam estes critérios, já que muitas vezes há empates nas pontuações dos candidatos.
As carreiras ligadas ao estado e ao governo também usam este tipo de formação para designar uma remuneração maior, já que além da estabilidade, os salários costumam atrair também muitas pessoas.
Contudo, vale lembrar que antes de qualquer pontuação ou bonificação que a especialização pode trazer, o candidato deve estudar aquilo que gosta e o atrai, a satisfação pessoal deve ser o critério principal.
Prepare-se para concursos públicos além dos estudos
Um candidato bem preparado para uma prova de concurso público é aquele que, além de estudar com empenho, foco e direção correta, está atento à sociedade, a temas que fogem apenas dos conceitos e que, independente da área de atuação, busca sempre se qualificar melhor em todas as frentes.
Comece a sua carreira na EPD!
Se você se interessa pela carreira pública na área do Direito, o primeiro passo é escolher uma boa Graduação. Na EPD, nosso curso conta com uma grade curricular totalmente atualizada, professores mestres e doutores de renome e uma estrutura física 100% desenvolvida para a formação no campo jurídico. Veja mais detalhes aqui e garanta a sua vaga para o próximo semestre.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite e assista aos episódios do podcast Falando Direito relacionados ao tema:
– OAB ou Concurso Público: qual é mais vantajoso para a carreira? (Acesse aqui)
– Procurar por uma carreira pública é ir em busca de segurança (Acesse aqui)
- Conheça todo nosso portfólio de cursos de graduação, pós-graduação (presencial e online), mestrado e extensão da Escola Paulista de Direito e estude com os professores mais renomados do Brasil!
- Quer saber mais sobre a EPD? A Escola Paulista de Direito possui 20 anos de experiência em ensino superior na área de Direito com reconhecimento do MEC e conta com milhares de estudantes matriculados, tanto no curso de graduação quanto nos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Faça parte da nossa história! Entre em contato agora mesmo com um dos nossos consultores e comece sua trajetória profissional no Direito!


Deixe um comentário