Como se manter sempre atualizado?

sempre-atualizado
homem-lendo-para-se-manter-sempre-atualizado

Em um mundo onde tudo muda em um piscar de olhos, se manter sempre atualizado é essencial, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma tarefa difícil e que traz, muitas vezes, até problemas.

Isso tudo, porque nesse mundo cada vez mais corrido e competitivo, achar o equilíbrio não é sempre fácil.

Mas, como se manter sempre atualizado e não perder, literalmente, a sanidade?

O primeiro passo, certamente, é ter foco. Não dá para ler todos os livros que quer, ao mesmo tempo, e nem fazer todos os cursos. Uma coisa de cada vez é o que rende, de fato, o sucesso que se deseja.

Ao escolher qual livro ler e qual curso escolher, lembrando que estamos falando de assuntos relacionados à vida profissional, é preciso pensar sempre nos seus objetivos de carreira.

Se o seu objetivo é continuar seguindo sua carreira na mesma área e somente ir “subindo os degraus”, é preciso pensar em conhecimentos que aprofundem os que você já possui, mas também naqueles em áreas correlatas ou agregadoras. É importante entender o quanto mais conhecimento sobre o maior número de assuntos relacionados, de alguma forma, à sua atuação vão te diferenciar como profissional.

Em algum momento, nesse caminho de atualização, fazer cursos ou ler livros que sejam fora da sua área é o “pulo do gato”. A chamada transferência de domínio é algo comum, mas que a maioria dos profissionais não utiliza. É muito possível um advogado, lendo um livro sobre marketing, ter um insight, assim como um artista, fazendo um curso de administração, entender melhor como gerir sua carreira.

Outro ponto muito importante é que o profissional não pode e nem deve esperar que as atualizações sejam somente oferecidas pela empresa. A carreira profissional é do profissional e, por isso, fazer com que ela seja melhor é função individual. Obviamente que boas empresas e que prezam por bons profissionais vão fornecer atualizações, porém isso deve ser o “plus”.

E para os que vão dizer que se manter atualizado tem um alto custo, desmistificaremos esse argumento. Existem muitas opções de formas de aquisição de conhecimento gratuitas ou de baixo custo. Cursos gratuitos, vídeos no Youtube sobre diversos assuntos, livros disponíveis de forma gratuita, além de sebos e outras opções.

Quem quer buscar conhecimento, encontra.

Na área do Direito, é possível acessar diariamente vários sites que trazem notícias sobre a área, como também os que trazem as atualizações das leis.

Para saber sobre sites com notícias confiáveis, leia este artigo:

Participar de palestras, congressos e afins também é uma excelente forma de se manter atualizado. Aliás, costuma ser nesse tipo de evento que as novas tendências são trazidas e participar disso coloca o profissional a um passo à frente dos demais.

Se você pretende mudar de área, como por exemplo deixar de atuar na área penal e migrar para o Direito digital, ou agregar uma nova área de atuação, é importante, também, manter o foco e buscar os novos conhecimentos de forma mais sistematizada e com mais agilidade. Assim, essa mudança pode ocorrer de forma mais rápida. A dica de acessar diariamente sites se torna mais essencial, já que a busca por novos conhecimentos e informações se torna muito importante nesse momento de transição.

Um pós-graduação nesta nova área pode ser o caminho inicial dessa atualização, porém outros cursos, simpósios e congressos também são ótimas opções, como já citado.

E as leituras, sejam elas em que formato sejam, são essenciais. Nesse momento de transição, o ideal é que o foco seja essa mudança e, então, optar por não ler assuntos pessoais, por exemplo, e focar somente no profissional ajuda muito.

Foco, equilíbrio e objetivos bem traçados podem ser considerados o tripé, quando se trata de se manter atualizado de forma saudável.

Concorda? E, obviamente, para se manter sempre atualizado, continue acompanhando o blog e as redes sociais da EPD.