Existe um inimigo que é invisível e muitos não sentem sua presença, mas ele está lá, todos os dias, nos acompanhando, toma nosso tempo e nem percebemos. O nome dele é “estresse”. Um mal muito comum nos dias de hoje, ainda mais para quem tem um cotidiano agitado e sobrecarregado como o profissional do Direito.
Os advogados estão mais próximos dessa ameaça do que imaginam. Afinal, são tantos prazos, tempo limitado, clientes exigentes, organização da equipe, contas a receber e pagar, recebimentos insuficientes perante seus esforços, manter uma atividade acadêmica e intelectual atualizada… enfim! São muitos os motivos que podem deixar sua vida de cabeça para baixo e deixar a ansiedade, o nervosismo e o estresse se acumularem.
Vale ressaltar que lidar com nossos próprios sentimentos já é uma tarefa muito difícil. Imagine lidar diariamente com as emoções dos outros. Isso é uma missão quase impossível. Segundo o psicólogo Marcelo Azevedo, não existe uma fórmula mágica para eliminar o estresse. “O problema é quando o estresse é alterado, na maioria das vezes, o indivíduo avalia a realidade de forma exagerada e sofre muito mais que o necessário. É o que chamamos de estresse desproporcional”, conta.
Existe o estresse desnecessário ou exagerado, quando existe uma avaliação inadequada ou pessimista da situação. As emoções acumuladas e ignoradas no dia a dia da prática advocatícia geram um desgaste mental, emocional e físico no profissional.
Além disso, o advogado poderá perder sua autoconfiança, seu pensamento ficará cada vez mais lento e confuso, sentirá uma impotência enorme perante a tantos assuntos inacabados e isso gerará preocupações crescentes, enquanto a mente cobra para dar conta de tanto trabalho e pressão. São lados opostos e que geram o estresse.
Por isso é importante se cuidar e evitar o risco de se tornar um advogado estressado, frustrado, infeliz, improdutivo e, no pior das hipóteses, doente.
Como o advogado pode lidar com o estresse?
1 – Fonte
O primeiro passo é identificar as fontes causadoras do estresse, assim cortará “o mal pela raiz”. Pare e pense por alguns momentos sobre as coisas que tornam seus dias e semanas estressantes. Quais são as pessoas, as atividades, tarefas ou coisas que considera ser a fonte de preocupação. É uma boa ideia elaborar uma lista com 10 itens e analise o que pode ser eliminado de imediato. Para aqueles que não possuem uma solução, procure formas de as atenuar, tornando-as menos estressantes.
2 – Elimine aquilo que for desnecessário
Nosso cotidiano está cheio de obrigações, começando com as profissionais, passando pelas familiares, as cívicas, tarefas domésticas, etc. Pese cada uma das atividades que faz atualmente e qual o estresse que elas podem provocar. Seja radical e elimine aquelas que são mais estressantes do que prazerosas.
3 – Evite a Procrastinação
Não deixe para amanhã aquilo que pode ser feito hoje. Tudo bem deixar uma tarefa ou outra, mas nunca deixe os afazeres se acumularem, pois isso pode provocar ansiedade que é uma das fontes do estresse. Desenvolva o hábito de “fazer agora” ou “resolver imediatamente” e mantenha tudo em dia.
4 – Dormir Bem
Tente dormir sempre antes das 22 horas, mantendo um sono contínuo de 8 horas por noite. Seu corpo precisa seguir todas as fases do sono. Isso deverá aumentar de forma considerável sua longevidade intelectual. Uma boa dica é se afastar de aparelhos eletrônicos, como celular, smartphone, televisão, tablets ou notebooks que podem atrapalhar seu sono com estímulos e notificações.
5 – Alimentação
A alimentação influencia muito nosso organismo. Procure ter uma variedade de, pelo menos, 3 vegetais ou frutas diferentes em seu prato. Quanto mais colorido o prato, melhor. Coma carboidratos (arroz, massas, pão) e carnes (sempre grelhadas ou assadas) diariamente. Procure comer mais vezes ao dia, em menores porções. Assim, sempre haverá nutrientes circulando e seu corpo funcionará bem melhor.
Não se esqueça de beber água. Nosso cérebro é feito basicamente de água e funcionará melhor se tiver à disposição matéria prima. Café ou refrigerantes devem ser evitados e não ingira tantos líquidos após as 18 horas, para não afetar na qualidade de seu sono.
6 – Atividades Físicas
Praticar exercício físico é uma excelente maneira de se prevenir contra o estresse, pois ele te proporciona um bem-estar individual, um momento perfeito para relaxar, contemplar, esquecer os problemas e, ainda, para se manter em forma. O fato de não estar em forma ou de viver uma vida pouco saudável pode ser, em si, uma fonte de estresse.
7 – Seja Agradecido
Ter e manter uma atitude onde agradece as coisas boas da vida, pensar de forma positiva e afastar toda a negatividade, é uma forma poderosa de eliminar o estresse da sua vida. Reconheça as dádivas que sua vida lhe oferece e que nem todos possuem as mesmas oportunidades. Isso é ter uma atitude positiva na vida e uma forma de aproximar a felicidade.
Deixe um comentário