Como mudar de área, mercado autônomo e Pós-graduação a distância

procurador-municipal

Na briga por espaço no mercado de trabalho, um curso de especialização pode ser crucial para mudança de área

Desde 2015, o Brasil vem enfrentando uma crise que se arrasta pesadamente e que não mostra sinais de estar perto do fim. Muito se fala a respeito da atual situação da economia do país que, apesar de apresentar reação, o que se vê, é que essa reação não é – ainda – suficiente para recuperar a confiança dos investidores e reanimar o mercado.

Com isso, o cenário para os trabalhadores também caminha a passos lentos. A atual queda no número de desempregados, dá certo fôlego para as pessoas que buscam recolocação no mercado, mas, ao mesmo tempo, não se mostra suficiente para aumentar significativamente as oportunidades de trabalho.

A atual realidade do mercado de trabalho no Brasil é bastante diversa. Foram criados menos postos de trabalho formais, com carteira assinada, porém, ao mesmo tempo, o mercado autônomo – trabalhadores que atuam por conta própria e que não tem funcionários – cresceu, 2,8%.

Isso se deve, principalmente, a mudança de carreira que profissionais, agora desempregados, adotaram para driblar a crise. Muitos deles, sem outra fonte de renda, acabam por empreender sozinhos ou desenvolver alguma atividade que gere renda e permita que eles mantenham as contas em dia.

O mercado autônomo, no entanto, é bastante competitivo e exige constante preparo dos profissionais. Por se tratar de pessoas que desenvolvem suas atividades sozinhas, esses profissionais acabam dedicando muito tempo para desempenhar o trabalho e não tem tempo suficiente para investir em sua própria evolução.

Esse cenário cria um impasse grande para os profissionais que precisam, ao mesmo tempo, entregar o que prometeram e investir em cursos que ajudem a dar o destaque que precisam. Para isso, é importante que os autônomos se atentem a alguns pontos:

• organização
  • autoconhecimento
  • networking
  • resiliência
  • persistência
  • autocontrole

Essas habilidades são extremamente importantes para qualquer profissional autônomo. São, na verdade, pré-requisitos para quem quer mudar de área, se recolocar no mercado ou melhorar a renda mensal. Porém, não são suficientes.

Como a competitividade aumentou com a entrada de mais profissionais autônomos no mercado, um diferencial de peso é crucial para se manter em destaque e ser encontrado pelos clientes. Esse diferencial pode ser uma pós-graduação a distância.

Como dito anteriormente, a rotina de um profissional autônomo costuma ter horários mais flexíveis, que não se encaixam em programas de ensino tradicionais. Os cursos a distância permitem ao profissional estudar em qualquer horário, dividir o conteúdo a ser estudado em vários momentos do dia, de acordo com sua agenda e estudar de qualquer lugar que tenha acesso a internet.

Então, se você é autônomo e procura destaque, está buscando uma maneira de se recolocar no mercado ou mudar de carreira, não deixe de consultar os cursos de pós-graduação a distância da Escola Paulista de Direito.

São cursos em várias áreas do direito que podem ser feitos por qualquer profissional já graduado. Todos oferecem certificação e possuem metodologia exclusiva, que promove a união entre teoria e prática, aumenta a interação entre alunos e professores e prepara o profissional para enfrentar as barreiras do mercado de trabalho com excelência.

Planeje seu futuro, construa uma nova carreira e destaque-se no mercado como um profissional autônomo altamente capacitado. Matricule-se agora mesmo na sua pós-graduação a distância da EPD Online.