Como manter a saúde mental na Faculdade

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como manter a saude mental na faculdade
como manter a saude mental na faculdade

É possível descobrir como manter a saúde mental na faculdade? Sim, é possível, exige algum esforço e o artigo abaixo tem esse objetivo de ajudar a descobrir.

Atualmente, com tantas atividades e informações a que somos expostos em nosso dia a dia, manter a saúde mental é uma tarefa um pouco complicada. E, para os estudantes que estão cursando faculdade, essa rotina pode ser intensa e desgastante, tendo que lidar com provas, trabalhos, aulas, prazos e a pressão para se formar não é uma missão fácil.

Antes de tudo, o mais importante é entender que precisamos fugir dos gatilhos diários que nos geram estresse, ansiedade e depressão. Esses diagnósticos podem, inclusive, evoluir para outros problemas ainda mais graves como o Burnout ou, até mesmo, suicídio.

Assim, entendemos que por ser um assunto sério e de vital importância em nossas vidas, listamos abaixo 4 dicas de como manter a saúde mental na faculdade de uma forma mais leve e menos prejudicial à sua rotina:

Faça pausas!

Claro que devemos levar os estudos a sério, mas também precisamos reservar um tempo para relaxar, nos divertir ou praticar um hobby. As pausas são importantes para espairecer a cabeça e até mesmo nos motivar.

Uma boa solução é buscar fazer algo que te distraia, mesmo que por um curto período, para fazer sua mente “descansar” dos estudos e recarregar as energias. Você verá que, ao voltar seu foco novamente aos estudos, terá uma sensação muito mais prazerosa e produtiva.

Cuide da sua alimentação

Nada de ficar sem comer! Inclua o hábito de comer de 3 em 3 horas, isso influencia diretamente no seu estado mental. Prefira alimentos ricos em nutrientes, como legumes, verduras e frutas. Refeições leves ajudam na concentração e não te deixam com a sensação pesada de pratos muito calóricos. O equilíbrio na alimentação vai te ajudar não somente com seus estudos, mas irá influenciar também na sua saúde e bem-estar. E não se esqueça de beber água sempre.

Conecte-se com quem você ama!

Pode ser a família, amigos ou até bichinhos de estimação. O que importa é estar sempre cercado de pessoas e ambientes nos quais você possa sentir que é uma pessoa amada e importante

Separe datas para ficar próximo de quem te ama. Se a distância não te ajuda, videochamadas são uma boa opção para ver aquele parente distante ou aquela pessoa com quem você não conversa há um certo tempo. Essas lembranças felizes, juntamente com boas risadas, farão com que você reponha seus níveis de dopamina e tenha sensação de alegria que ajudará com seus estudos.

Busque ajuda profissional

Por último, se você achar que, mesmo tentando seguir as dicas anteriores, ainda está difícil lidar com a pressão dos estudos, saiba que a terapia é uma grande aliada para quem busca a melhora de aspectos emocionais, além de um maior entendimento diante das questões e dos dilemas da vida.

Hoje em dia, cada vez mais pessoas estão buscando a ajuda de um profissional da área psicológica para auxiliar nesse equilíbrio diário tão importante para o desempenho e o sucesso nos estudos, no trabalho e na vida pessoal.

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