Como a Pós-graduação pode influenciar sua posse em cargos públicos

concursos

Se você está pensando em prestar concurso público, uma pós-graduação pode fazer a diferença na sua classificação final e aprovação.

Isso porque muitos editais de concursos dão pontos extras para quem possui titulação em nível superior. É a chamada prova de títulos.

Mas, como funciona essa prova?

Cada concurso tem regras próprias quanto à prova de títulos que na verdade não é uma prova, mas sim a análise e comprovação de títulos.

A prova de títulos é realizada após a prova objetiva e seu caráter é apenas classificatório, e não eliminatório. Ou seja, ninguém é reprovado por ter um diploma a menos.

Não desclassifica, mas por outro lado alguns órgãos e entidades dão uma gratificação à parte para aquele candidato que possui titulação após sua aprovação e nomeação.

Quais são os títulos solicitados?

São exemplos de títulos: cursos de MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, publicação de livros ou artigos, trabalhos científicos, cursos de especialização e experiência profissional.

Assim, é importante que o candidato verifique no Edital qual a pontuação atribuída para cada título comprovado.

Geralmente, os concursos que exigem do candidato nível superior, realizam a prova de títulos uma vez que a concorrência é cada vez maior entre os participantes.

Caso você esteja se preparando para um concurso público que ainda terá o seu edital publicado, vale a pena conferir o edital anterior para saber o quanto provavelmente valerá a sua titulação no futuro.

Confira abaixo as áreas que, normalmente, solicitam prova de títulos:

1 – Carreira acadêmica

No caso de concursos para professores universitários, por exemplo, a carreira acadêmica é o que conta na prova de títulos. Doutorado, mestrado e especialização fornecem os pontos necessários para a classificação.

Em determinadas vagas, esses títulos são requisitos mínimos.

Ter publicado livros, capítulos de livros, artigos científicos também conta bastante. Assim como já ter experiência em ensino superior.

2 – Magistratura e Ministério Público

No caso de concursos para magistrados e Ministério Público são exigidos três anos de atividade jurídica.

A Resolução nº 75, de 12 de Maio de 2009 que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional, diz na Seção I, do Capítulo I que:

Art. 1º O concurso público para ingresso na carreira da magistratura é regulamentado por esta Resolução.

Art. 2º O ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, de acordo com os arts. 93, I, e 96, I, “c”, da Constituição Federal.

Vale lembrar que somente os candidatos aprovados na prova objetiva deverão apresentar títulos para fins classificatórios, sendo assim uma segunda fase do processo de seleção.

Em alguns casos, a vantagem da prova de títulos é que a classificação mais alta permite que o candidato escolha, primeiro, o local onde pretende trabalhar.

Como você vê, seria interessante pensar em fazer uma pós-graduação, não só pela questão de classificação em concursos públicos, mas também para aperfeiçoamento profissional.

Quais as vantagens de uma pós-graduação?

Além de sair na frente da concorrência em concursos públicos, é fundamental se manter atualizado para avançar em qualquer carreira. No caso do Direito, isso fica ainda mais evidente.

Basta olhar em volta e perceber as mudanças pelas quais a legislação brasileira passa de tempos em tempos. Não só mudanças no Brasil, mas no mundo todo.

Para quem quer empreender, a pós-graduação também pode ser decisiva na hora de montar ou alavancar o próprio negócio.

Já para aqueles que atuam no meio corporativo, uma especialização ou MBA no currículo é forma de manter um alto nível de empregabilidade.