Carreira do servidor na Justiça do Trabalho

banner-do-episodio-sobre-carreira-do-servidor-na-justica-do-trabalho

No episódio 29 do podcast Falando Direito, o professor Márcio Granconato, renomado juiz do trabalho em São Paulo e coordenador de cursos de pós-graduação em direito do trabalho na Escola Paulista de Direito, oferece uma imersão profunda e abrangente nas diversas opções de carreira disponíveis para servidores na justiça trabalhista.

Carreira como servidor

Com uma bagagem de quase três décadas de experiência nesse campo, Granconato compartilha insights valiosos e perspicazes sobre o cenário profissional e as oportunidades de crescimento dentro desse segmento específico do sistema judiciário.

Jornada do professor

Ao longo do episódio, o professor Granconato relata sua própria jornada profissional, desde os primeiros passos como servidor no TRT da Segunda Região até sua ascensão como juiz do trabalho em 1999, após aprovação no concurso para magistratura do trabalho.

Ele destaca a importância da determinação, da persistência e do comprometimento como pilares fundamentais para alcançar o sucesso nesse campo altamente competitivo, enfatizando a necessidade de uma preparação sólida e contínua para os desafios enfrentados durante os concursos e a atuação profissional.

Concurso para Juiz

Granconato explora minuciosamente o processo seletivo para juiz do trabalho, detalhando as diversas etapas complexas envolvidas, como as provas de alternativas, provas de sentença, exame oral e análise de títulos.

Preparo para as provas

Ele compartilha dicas valiosas sobre como se preparar adequadamente para essas etapas, destacando a importância de uma rotina de estudos rigorosa e da perseverança diante das dificuldades encontradas ao longo do caminho.

Papel dos servidores na Justiça do Trabalho

Além disso, o professor ressalta o papel essencial desempenhado pelos servidores da justiça trabalhista, incluindo técnicos judiciários, analistas e oficiais de justiça, que contribuem significativamente para o funcionamento eficaz do sistema judiciário e para a garantia da justiça social.

Ele enfatiza a relevância desses profissionais e sua dedicação em prol da sociedade, evidenciando a importância de suas funções para a manutenção do Estado de Direito e para a promoção da equidade e da justiça no ambiente de trabalho.

Carreira com oportunidades

No desfecho do episódio, Granconato motiva os ouvintes a considerarem uma carreira na justiça trabalhista, compartilhando sua paixão e vasta experiência adquirida ao longo de sua trajetória profissional.

O juiz encoraja os interessados a planejarem seus futuros profissionais de forma estratégica e a explorarem as diversas oportunidades de carreira disponíveis nesse campo, transmitindo uma mensagem inspiradora sobre a importância do comprometimento, da excelência e do serviço à sociedade no exercício das atividades jurídicas na justiça do trabalho.

Conclusão

O vigésimo nono episódio do podcast Falando Direito proporciona uma visão abrangente, motivadora e esclarecedora sobre as perspectivas de carreira na justiça trabalhista, destacando a complexidade e a importância do trabalho realizado pelos servidores nesse segmento específico do sistema judiciário, e ressaltando a necessidade de uma abordagem dedicada e comprometida para alcançar o sucesso e contribuir de forma significativa para a promoção da justiça e da equidade no ambiente de trabalho.

Participante

Márcio Granconato é Juiz do Trabalho do TRT-SP; Mestre e Doutor em Direito do Trabalho.

Para saber mais sobre os cursos coordenados pelos professores e fazer sua inscrição, acesse:
– Direito do Trabalho e Processual do Trabalho (Presencial)

– Gestão de Pessoas com Ênfase em Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Compliance Trabalhista (Presencial)
– Direito e Processo do Trabalho
– Direito Previdenciário e do Trabalho para Gestão de Pessoas

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 29 completo pelo Spotify.