Advogados: Como usar o LinkedIn para alavancar sua carreira

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A rede social de caráter profissional mais famosa do mundo tem mais de 60 milhões de usuários no Brasil. Atualmente, o LinkedIn é a sexta rede social mais usada no país.

Presente na maior parte dos países do mundo, a rede social conta com dados de mais de 9 milhões de empresas. Cada novo cadastro é capaz de gerar pelo menos 400 novas conexões que podem se tornar novos contatos profissionais.

Mas, nesse literalmente mar de profissionais e empresas, como o advogado pode se destacar, se tornar referência e alavancar sua carreira?

Como o advogado pode usar o LinkedIn da melhor forma?

Apesar de ser uma ferramenta extremamente útil para quem deseja se recolocar, se posicionar no mercado de trabalho ou alavancar a carreira profissional, muitos usuários não usam a rede social de maneira adequada. Na maioria das vezes, os usuários apenas realizam atualizações pontuais, geralmente, quando estão procurando uma recolocação profissional.

Listamos alguns pontos fundamentais para que o uso do LinkedIn vá além do básico e se torne de fato um aliado no alavancamento de uma carreira como advogado. Confira!

  • Foto: procure não adicionar uma foto muito fora dos padrões profissionais. Lembre-se que seu perfil será visto por colegas de trabalho, potenciais contratantes ou clientes que procuram os serviços que você oferece. Procure sempre utilizar uma foto neutra, com vestimentas adequadas ao seu mercado de trabalho, mas evite fotos com cara muito “fechada”. Procure atualizar sua foto periodicamente. De acordo com levantamento da rede social, fotos atualizadas costumam atrair 21 vezes mais visualizações ao seu perfil.
  • Descrição das atividades: textos em tópicos costumam facilitar a leitura de quem está interagindo com um perfil. Procure estruturar as descrições, mas não se prenda em resumir drasticamente o conteúdo. Use a escrita para dar fluidez aos acontecimentos da sua vida profissional e causar sensação de proximidade com os demais usuários.
  • Cursos de extensão e especialização: sempre que possível, faça alguma atividade que diferencie o seu perfil profissional dos demais usuários. Os cursos de extensão e especialização são uma boa maneira de destacar um perfil e mostrar o que o profissional tem a oferecer a quem procura determinado serviço ou pretende contratar candidatos com este perfil.
  • Criação de artigos: um dos meios mais eficientes para se destacar no LinkedIn é produzindo artigos. É possível criar artigos relacionados à sua área de atuação, ao mercado de trabalho em geral, sobre atualizações na legislação, sobre informações pertinentes aos clientes e mais uma variedade imensa de assuntos que dialoguem com seu universo profissional. Uma dica importante: não venda seus produtos diretamente nesses artigos. Procure abordar seus serviços de maneira mais sutil e sempre convide o leitor a entrar em contato caso queira maiores informações.
  • Grupos de discussão: para quem deseja uma visibilidade maior num menor espaço de tempo, os grupos de discussão podem ser uma excelente alternativa. É possível pedir para participar de grupos já existentes ou criar um grupo para reunir profissionais da área ou potenciais clientes. A regra de não vender diretamente seus produtos nos artigos, também vale para os grupos. Procure interagir com a audiência de forma natural, oferecendo informações valiosas e de qualidade, convidando os usuários que se interessarem a entrar em contato com você, caso precise de mais informações.

Além dessas dicas, não podemos nos esquecer do essencial:

  • Uso de linguagem adequada a um ambiente profissional;
  • Educação e cordialidade – se alguém te enviar um convite, responda agradecendo e, quando for convidar alguém, seja cortês no contato;
  • Não abuse das recomendações – não peça recomendações a pessoas que você não conhece  ou com quem nunca trabalhou;
  • Da mesma forma, não recomende pessoas com quem você não trabalhou – evite criar um clima de desconfiança com quem se interessa pelo seu trabalho ou serviço;
  • Agradeça as recomendações que receber e, na medida do possível, procure retribuir a ação;
  • Mantenha contato regular com a sua rede;
  • Sempre que possível, compartilhe vagas que possam ser do interesse da sua rede de contatos;
  • Indique membros da sua rede a outros membros que possam se interessar pelos serviços ou perfil profissional deles.

O LinkedIn é diferente das demais redes sociais por ser um ambiente estritamente profissional. Se a sua intenção é dar maior visibilidade ao seu trabalho, seu escritório ou sua empresa, evite compartilhar conteúdo irrelevante ou que não ofereça verdadeira informação.

Lembre-se sempre que para se tornar uma referência, além da admiração, você precisa criar aspiração. Faça com que as pessoas se sintam próximas a você e desperte nelas o desejo de serem parecidas com você de alguma forma.

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