Advogadas em carreiras executivas

banner-do-episodio-sobre-advogadas-em-carreiras-executivas

O episódio #14 do podcast Falando Direito apresenta duas histórias inspiradoras de mulheres do direito que trilharam carreiras executivas.

As executivas

Fernanda Pena, gerente de marketing, e Karina Franchini, head do ensino superior do Grupo SEB, compartilham suas trajetórias profissionais e como o conhecimento em direito foi fundamental para suas carreiras executivas.

Fernanda Pena

Fernanda Pena se formou em direito em 2000 e desde 1999 trabalha como executiva de marketing.

Ela conta que sempre gostou do curso de direito e das disciplinas que o compõem, pois acreditava que poderia entender mais sobre o cidadão e seus direitos.

Durante a faculdade, Fernanda trabalhou como estagiária no Ministério Público e se envolveu na área de direito penal, trabalhando em casos emblemáticos como o do Maníaco do Parque.

Seu objetivo era prestar concurso para o Ministério Público de São Paulo, mas, ao mesmo tempo, começou a trabalhar como freelancer em eventos de marketing para ajudar nos custos da faculdade. Com o tempo, ela percebeu que gostava muito da área e decidiu trilhar essa carreira, ao mesmo tempo em que estudava para concursos.

Ela destaca que o conhecimento em direito foi fundamental para sua carreira em marketing, pois a área exige argumentação e entendimento das instituições.

Karina Franchini

Karina Franchini, por sua vez, se formou em direito em 2003 e, após trabalhar como advogada por alguns anos, decidiu fazer um mestrado em direito penal econômico.

Durante o mestrado, ela iniciou sua carreira executiva como coordenadora de pós-graduação em uma instituição de ensino.
Para Karina, os estudos em direito foram fundamentais para sua trajetória, pois a área de ensino superior exige conhecimento técnico e jurídico.

Ela ainda destaca a importância de ter uma rede de contatos e de se inspirar em outras mulheres do direito que trilharam carreiras executivas, como uma amiga de infância que é hoje presidente de uma das maiores câmaras de arbitragem.

Direito como pilar

Ambas as profissionais destacam a importância de se ter uma formação em direito para trilhar carreiras executivas, pois o conhecimento técnico e jurídico é fundamental em diversas áreas, como marketing e ensino superior.

Elas também concordam com a relevância de se ter uma rede de contatos e de se inspirar em outras mulheres do direito que trilharam carreiras executivas.

Adaptabilidade

Além disso, Fernanda e Karina falam sobre a importância de se adaptar às mudanças e desafios do mercado, especialmente em tempos de pandemia, quando o programa foi gravado. Elas destacam a importância de se reinventar e de buscar soluções criativas para enfrentar os obstáculos.

Conteúdo na área

O episódio também destaca a importância do próprio podcast Falando Direito, que traz entrevistas, debates e histórias do mundo jurídico. Fernanda e Karina convidam os ouvintes a conhecerem outros episódios do podcast e a seguirem as redes sociais da Escola Paulista de Direito e do Centro Universitário UniDomBosco, instituições de ensino superior do grupo SEB em que ambas atuam.

Conclusão

Em resumo, o décimo quarto episódio do podcast Falando Direito apresenta duas histórias inspiradoras de mulheres do direito que trilharam carreiras executivas e destacam a importância do conhecimento em direito para diversas áreas, como marketing e ensino superior.

As convidadas também destacam a importância de se adaptar às mudanças e desafios do mercado e de se inspirar em outras mulheres do direito que trilharam carreiras executivas.

O programa também convida os ouvintes a conhecerem outros episódios do podcast e a seguirem as redes sociais da Escola Paulista de Direito e do Centro Universitário Dom Bosco.

Participantes

– Fernanda Pena tem mais de 20 anos de experiência liderando times de marketing, comunicação, agências de publicidade e eventos. É formada em Direito pela Universidade Paulista e cursou pós-graduação em Direito do Trabalho e Gerenciamento de Projetos, ambas na Fundação Getúlio Vargas.

– Karina Franchini é bacharel em Direito, mestre em Direito Penal Econômico pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é head de ensino superior do Grupo SEB.

Para saber mais sobre os cursos de Graduação e Pós-Graduação da EPD, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 14 completo pelo Spotify.