,

A verdade que ninguém nunca contou a você sobre carreira jurídica

·

direito previdenciário


A dificuldade profissional

A vocação para carreira jurídica geralmente é formada pelo inconformismo com as injustiças e da necessidade de exercer o dever cívico para proporcionar a igualdade. Tudo começa com essa vontade de fazer justiça, gerar a segurança para que todo cidadão tenha seus direitos garantidos e protegidos.

O entusiasmo para exercer a profissão contrasta com as dificuldades encontradas no caminho. A banalização do ensino superior fez (e ainda faz) com que muitos alunos tenham que buscar ajuda extra, através de cursos preparatórios, para passar pelo grande pesadelo dos estudantes de direito: O exame da OAB.

Para ter uma ideia, apenas 20% dos candidatos que prestam o exame da OAB conseguem ser aprovados.

Passando por toda essa dificuldade para conseguir a carteira da OAB, o advogado recém formado chega ao mercado de trabalho cheio de energia e disposição para colocar tudo que aprendeu em prática, mas se frustra ao deparar-se com um mercado extremamente competitivo.

Acompanhe abaixo alguns números:

• Segundo os dados do cadastro nacional de profissionais mantido pelo Conselho Federal da OAB, existem mais de 1 milhão de advogados ativos no Brasil.

• O Brasil é o 3º país com mais advogados no mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Índia.

• Temos mais universidades de direito no Brasil do que a soma de todos os outros países juntos. São 1300 universidades brasileiras contra 1100 universidades ao redor do mundo.

• Formam-se todos os anos mais de 80.000 bacharéis em direito.

Os 2 lados da moeda

Pode ser assustador essa percepção de um mercado saturado, porém, o setor jurídico nunca esteve tão em evidência.

Nos últimos anos, os meios de comunicação têm destacado as ações dos profissionais de direito, responsáveis pelo desdobramento de casos importantes envolvendo grandes corporações e a política nacional. Nunca se ouviu tanto falar sobre a ação do STF, procuradoria geral da república, desmanche de esquemas de corrupção, lavagem de dinheiro, propina, tráfico de influência, entre outros.

Esse destaque só reforça a importância dos profissionais, tanto do setor público, defendendo os interesses da população, como do setor privado, abrindo os olhos das empresas quanto a necessidade de ter pessoas qualificadas, que sejam responsáveis sobre suas ações e possíveis sanções.

A revista Exame fez uma matéria no final de 2016, com as 20 profissões do futuro, apontadas por especialistas, sendo 2 do setor jurídico: Advogado societário e Advogado tributário.

A verdade

Observando por um cenário realista, a maioria dos recém formados buscam ingressar no mercado de trabalho o quanto antes, porém, apenas a formação universitária muitas vezes não é o suficiente. O mercado sinaliza para a necessidade de profissionais cada vez mais especializados e seus estudos não podem parar ao concluir o curso universitário.

Coloque-se na posição de alguém que vai contratar um advogado recém formado e pergunte a si mesmo: Diante de tantos profissionais, candidatos à mesma vaga, o que me faz diferente?

É dessa maneira que o mercado vai olhar para você.

Atualizar-se é fundamental para garantir acesso às melhores oportunidades.

O Caminho

Uma pós graduação online é uma ótima opção para continuar os seus estudos e se diferenciar.

Você consegue ter flexibilidade de tempo, sem custos adicionais de deslocamento e preço acessível.

Os cursos de pós-graduação da EPD online possuem o mesmo padrão de excelência dos cursos presenciais e você pode começar seus estudos hoje mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo