A trajetória do Dr. Ricardo Castilho, fundador da EPD

banner-do-episodio-do-podcasta-com-tema-a-trajetoria-do-dr-ricardo-castilho

O episódio “A trajetória do Dr. Ricardo Castilho”, o primeiro do podcast Falando Direito, narra a inspiradora jornada de vida e carreira do Dr. Ricardo Castilho, desde sua infância humilde na cidade de Piraju, interior de São Paulo, até a fundação da renomada Escola Paulista de Direito (EPD). O Dr. Castilho compartilha sua história de superação, destacando a importância da fé, foco e crença na realização de sonhos.

Trajetória de vida

Nascido em uma família de origem muito pobre, o Dr. Castilho enfrentou inúmeras dificuldades em sua jornada. Sua determinação e amor pelo direito o levaram a buscar oportunidades de aprendizado, mesmo sem frequentar uma faculdade.

Início da carreira

Ele iniciou sua carreira como auxiliar administrativo em um escritório de advocacia, onde teve a oportunidade de aprender sobre o sistema jurídico e atender a clientes, desenvolvendo um profundo interesse pela ciência do direito.

Formação

A paixão pelo conhecimento jurídico o impulsionou a buscar uma formação em direito, mesmo diante das limitações financeiras. Com muita dedicação, o Dr. Castilho superou obstáculos e se tornou advogado, demonstrando que, com esforço e perseverança, é possível alcançar os objetivos, independentemente das circunstâncias iniciais.

Fundação da EPD

Sua determinação e visão empreendedora o levaram a fundar a Escola Paulista de Direito, um projeto que inicialmente começou em uma pequena sala com 20 alunos na Vila Mariana.
Crescimento da instituição
Com o passar do tempo, a EPD cresceu e se tornou uma instituição de renome, administrada pelo Grupo SEB. O Dr. Castilho destaca a importância de manter a qualidade, seriedade e comprometimento com a entrega do melhor ensino aos alunos, mantendo a mesma exigência de excelência desde os primórdios da instituição.

Oportunidades e valores

Além disso, o Dr. Castilho reconhece o quão fundamental é proporcionar oportunidades para outras pessoas, incluindo sua própria família. Ele menciona a influência e inspiração de seu pai, que sempre o ensinou sobre a importância do caráter, honestidade e dignidade no trabalho. Esses valores moldaram a conduta do Dr. Castilho ao longo de sua trajetória, refletindo-se na consolidação da EPD como uma escola de direito de destaque, com milhares de alunos e uma ampla gama de cursos reconhecidos.

Demandas do mercado

O professor ainda fala sobre a importância de inovar e atender às demandas do mercado, mencionando a criação de cursos pioneiros, como o de direito médico, que se tornaram um sucesso e contribuíram para a consolidação da EPD como uma das melhores faculdades de direito do país.

Resumo

Em suma, a trajetória do Dr. Ricardo Castilho é um exemplo inspirador de superação, empreendedorismo e comprometimento com a excelência no ensino jurídico. Sua história ressalta a importância da fé, foco e crença na realização de sonhos, independentemente das adversidades, e serve como um poderoso estímulo para aqueles que buscam alcançar o sucesso no mundo jurídico.

O participante

Ricardo Castilho é Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É fundador e Diretor Geral da EPD, sendo coordenador de cursos de Pós-Graduação e diretor do programa de Mestrado da instituição.

Para saber mais sobre a graduação em Direito e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Para se inscrever no programa de Mestrado, clique aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 01 completo pelo Spotify.