A melhor forma de escrever um e-mail corporativo

·

advogado inadimplencia


Na hora de mandar um comunicado a um colega de trabalho ou um e-mail para uma entrevista de emprego, sempre surge a dúvida de como escrever da melhor forma.

Escrever bem e saber como montar o e-mail são fatores primordiais para causar uma boa impressão. Vamos às dicas!

Como deve ser o endereço do seu e-mail

O endereço do e-mail que constará no currículo deve ser totalmente neutro, nada de apelidos ou expressões. A forma mais recomendada é colocar seu primeiro nome e o último, separados por traço ou ponto.

Quem colocar em cópia e a quem direcionar no endereço principal

Ao iniciar o e-mail sempre surge a dúvida de quem colocar como destinatário principal e quem colocar apenas “em cópia”. A pessoa do e-mail principal deve ser o foco do seu e-mail, geralmente a pessoa que será chamada no primeiro parágrafo ou na saudação. Todas as pessoas que devem ter o e-mail apenas para conhecimento, sem ter que realizar nenhuma ação direta devem estar em cópia.

Por exemplo: Se você estiver encaminhando um pedido ao seu superior, sobre algo que seja comum ao ambiente de trabalho, o superior e o supervisor devem estar no e-mail principal e seus colegas de trabalho em cópia.

Como escolher o título

O título deve conter o tema central do e-mail. Evitar muitas palavras ou muita informalidade, deve ser o resumo do que o leitor terá no e-mail e poucas palavras. Frases separadas por traços dão a ideia de “esquema” e facilitam a identificação na caixa de entrada.

Procure não colocar nada muito extenso e evitar usar a famosa “caixa alta”, apenas marque o e-mail como prioridade, assim a pessoa identificará facilmente a urgência sem ser nada desagradável.

Como deve ser o corpo do e-mail

Lembre-se sempre que a saudação de “bom dia”, “boa tarde” ou “boa noite” é sempre um ato de gentileza. Depois saúde a pessoa de acordo com o contexto do destinatário, como “Sr.” ou “Sra.”, “Dr.” ou “Dra.” E assim por diante. A impessoalidade é também uma boa pedida, por exemplo: “comunica-se” ou “recomenda-se”.

Evitar frases demasiadamente desnecessárias como o famoso “venho por meio deste”.

E ao encerrar use o famoso “atenciosamente”, sempre tomando cuidado com cobranças exageradas do tipo: “Aguardo ansiosamente seu retorno”, principalmente dependendo do teor da mensagem e da pessoa que irá receber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo