A história da fundação da EPD

banner-do-episodio-sobre-a-historia-da-fundacao-da-epd

O episódio 25 do podcast Falando Direito apresenta a história da fundação da Escola Paulista de Direito (EPD), contada pelo seu fundador, o professor doutor Ricardo Castilho.

O fundador

O episódio começa com Castilho contando um pouco sobre sua formação em direito e sua carreira acadêmica, que inclui mestrado, doutorado e dois pós-doutorados. Ele sempre teve interesse em educação e em dar aulas, mas não sabia exatamente o que queria fazer além disso.

A ideia

Foi então que, há cerca de 20 anos, ele teve a ideia de criar a EPD. Castilho conta que a escola não foi um projeto pensado com um plano de negócios ou um grupo, mas sim algo que ele começou sozinho, com uma ideia.

Ele queria criar uma escola de direito que fosse diferente das outras, que fosse mais prática e voltada para o mercado de trabalho.

O começo da EPD

Castilho conta que, no começo, a EPD era apenas ele dando aulas em uma sala alugada. Mas, aos poucos, a escola foi crescendo e se tornando mais conhecida.

Os cursos de extensão da EPD eram um dos pontos fortes da escola por serem voltados para a atualização de profissionais do direito e contarem com a participação de grandes nomes da área.

Parceria com Ada Pellegrini Grinover

Outro ponto importante da história da EPD foi a contratação da professora Ada Pellegrini Grinover, uma das primeiras mulheres professoras da USP e uma das maiores processualistas do país.

Castilho lembra que, quando soube que ela havia saído da ESA (Escola Superior de Advocacia), não teve dúvidas em procurá-la para trabalhar na EPD. Ele destaca a importância da professora para a escola e para o direito brasileiro como um todo.

fachada-da-epd

A EPD no cenário brasileiro

Castilho também fala sobre a importância da EPD para a educação superior no Brasil. Em um país com mais de 1.200 faculdades de direito, apenas 23 tiveram todos os conceitos máximos na avaliação do MEC, e a EPD foi uma delas.

O professor ressalta que a escola não é uma referência internacional como as universidades da Europa ou dos Estados Unidos, mas é uma referência nacional e uma das melhores escolas de direito do país.

Desafios ao longo dos anos

Por fim, o fundador fala sobre os desafios que a EPD enfrentou ao longo dos anos, como a concorrência com outras escolas de direito e a necessidade de se adaptar às mudanças do mercado.

A faculdade sempre teve como objetivo formar profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho e continuará trabalhando nesse sentido.

Conclusão

Em resumo, o vigésimo quinto episódio do podcast Falando Direito apresenta a história da fundação da Escola Paulista de Direito, contada pelo seu fundador, Ricardo Castilho.

Ele fala sobre sua formação em direito e carreira acadêmica, e como teve a ideia de criar uma escola de direito mais prática e voltada para o mercado de trabalho.

Também destaca os cursos de extensão da EPD, a contratação da professora Ada Pellegrini Grinover e a importância da escola para a educação superior no Brasil.

Castilho finaliza com os desafios enfrentados pela EPD ao longo dos anos e seu compromisso em formar profissionais competentes e preparados para o mercado de trabalho.

Participante

Ricardo Castilho é Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É fundador e Diretor Geral da EPD, sendo coordenador de cursos de Pós-Graduação e diretor do programa de Mestrado da instituição.

Para saber mais sobre os cursos da EPD e fazer sua inscrição, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 25 completo pelos nossos canais no YouTube e no Spotify.