A felicidade segundo os grandes pensadores

banner-do-episodio-sobre-a-felicidade-segundo-os-grandes-pensadores

O episódio #10 do podcast Falando Direito aborda o tema da felicidade sob a perspectiva de grandes pensadores ao longo da história.

Conceito de Felicidade

O apresentador, Dr. Ricardo Castilho, professor e fundador da Escola Paulista de Direito, começa explicando que a felicidade é um conceito subjetivo e que cada pessoa pode ter sua própria definição do que é ser feliz.

Diferentes visões

A partir daí, o episódio apresenta diversas visões sobre a felicidade, começando pela filosofia grega. Platão, por exemplo, acreditava que a felicidade consistia em praticar o bem com base na ética, ou seja, na utilização de princípios que causassem ações de defeitos positivos para os outros.

Já Aristóteles defendia que a felicidade era alcançada por meio da busca pelo equilíbrio entre prazer e virtude.

Outros pensadores

Outros pensadores também foram citados, que afirmavam que a felicidade é uma recompensa para quem não procura, por exemplo, ou que diziam que o amor é a primeira condição da felicidade do homem. Além disso, foram apresentadas frases marcantes de demais autores que refletiram sobre o tema.

Felicidade, ética e bem

O episódio também aborda a relação entre a busca pela felicidade e a ética na prática do bem. Segundo o apresentador, a felicidade é o maior bem desejado pelos homens e é alcançada quando as ações humanas atingem a sua finalidade.

Religião

Além disso, o episódio explora a relação entre a felicidade e a religião. Algumas correntes espiritualistas tentam definir a felicidade sobre duas condições diferentes, a externa e a interna. A felicidade externa nos leva a buscar conquistas além de nós mesmos, enquanto a felicidade interna é baseada no amor próprio, na compaixão e na autoestima. Algumas religiões atribuem a circunstância da felicidade à intervenção divina na vida das pessoas.

Literatura

O episódio também apresenta diferentes visões sobre a felicidade na literatura. Foram citados autores como Fernando Pessoa, que alertava que a felicidade não pode ser inventada como uma máquina, e Carlos Drummond de Andrade, que afirmava que a maior felicidade é quando a pessoa sabe por que é que é infeliz.

Felicidade e Direito

Por fim, o episódio aborda a relação entre a felicidade e o direito. A felicidade é utilizada como importante indicador para medir o desenvolvimento econômico de uma nação, sendo qualificada pela Organização das Nações Unidas em resolução específica como um objetivo humano fundamental que deve ser contemplado nas políticas públicas dos estados.

A felicidade também é considerada uma espécie de necessidade humana apta a fundamentar um novo direito.

Conclusão

O décimo episódio do podcast Falando Direito apresenta uma ampla variedade de visões sobre a felicidade, desde a filosofia grega até a literatura e o direito.

O programa mostra que a felicidade é um conceito subjetivo e que cada pessoa pode ter sua própria definição do que é ser feliz.

Além disso, o professor aborda a relação entre a busca pela felicidade e a ética na prática do bem, a religião e a literatura.

Por fim, o episódio trata da relação entre a felicidade e o direito, mostrando que a felicidade é considerada uma espécie de necessidade humana apta a fundamentar um novo direito.

O participante

Ricardo Castilho é Pós-Doutor em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco/USP e Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. É fundador e Diretor Geral da EPD, sendo coordenador de cursos de Pós-Graduação e diretor do programa de Mestrado da instituição.

Para saber mais sobre os cursos de Graduação e Pós-Graduação da EPD, acesse o site por aqui.

Quer ver mais conteúdos sobre o meio jurídico? Siga acompanhando o blog da EPD.

Acesse o episódio 10 completo pelo Spotify.