Não existem provas científicas sobre a duração exata da atenção humana. Porém, se você já apresentou trabalhos ou projetos ao longo de sua vida, sabe como as pessoas podem ser distraídas.
A palestrante e escritora, Susan Weinschenk, utilizou sua experiência pessoal para estimar que somos capazes de prestar atenção em outra pessoa, sem interrupção, pelo período de 7 a 10 minutos. Esse tempo tem relação direta com o nível de interesse do espectador e da qualidade do palestrante.
Quando o assunto e o apresentador são entediantes, o ouvinte provavelmente se desligará aproximadamente em 7 segundos, de acordo com Susan. Entretanto, mesmo com todos os obstáculos, inclusive com a tentação proporcionada pelos smartphones, ainda é possível reter olhos e ouvidos da plateia.
É claro que não será do dia para a noite que sua oratória ficará excelente. É necessária muita prática para se tornar um grande palestrante. Mas, não se preocupe. Separamos para você 6 dicas que vão te ajudar a conseguir manter a atenção de uma platéia.
Dicas para manter a atenção numa apresentação
1. Seja confiante. Conquiste a atenção logo no início
Existem algumas frases que nós, brasileiros, estamos acostumar-nos a escutar durante nossa vida, e uma dessas é “a primeira impressão é a que fica”. Essa frase se encaixa perfeitamente nesse conteúdo, afinal de contas se você ao apresentar não passar uma boa primeira impressão e conquistar o público logo no início, será mais trabalhoso manter a atenção da plateia.
É importante criar uma conexão com seu público. Tente contar uma história sobre você e sempre mantenha um bom humor para deixar o ambiente mais descontraído e confortável para todos.
2. Movimente-se
Ir em uma apresentação onde o palestrante fica o tempo todo parado é cansativo, não é mesmo? Passa uma certa impressão de monotonia.
Lembre-se de se movimentar durante sua apresentação, porém não exagere e fique o tempo todo andando. Essa dica ajudará a proporcionar uma maior dinâmica ao conteúdo apresentado e fará com que as pessoas fiquem mais interessadas com você se movimentando e gesticulando.
3. Surpreenda
Pessoas gostam de ser surpreendidas. Neste caso, ao ir em uma apresentação ela busca sair de lá com novas informações sobre o tema apresentado.
Por esta razão levante dados inovadores e surpreendentes que estejam relacionados ao tema proposto, caso não tenha nada, busque informações de tendências e casos que estão fazendo sucesso em outros países.
4. Questione o público
Ao conversar com amigos e parentes, sempre que nos fazem algum tipo de pergunta, nossa atenção aumenta para responder a questão levantada.
Assim como você, o público de sua apresentação também se sentirá atraído e aumentará a atenção no seu assunto. Faça perguntas e questionamentos sobre o tema apresentado contribuindo para deixar o assunto mais dinâmico e podendo ser uma ‘pausa’ para suas falas.
5. Faça contato visual
Não gostamos de conversar com pessoas que não fazem contato visual conosco, parece que o assunto está entediante e ela nem gostaria de estar ali.
É importante que faça contato visual com sua plateia, evite ficar o tempo todo olhando o telão ou lendo, lembre-se que você precisa conquistar a atenção do público para que se interessem pelo seu assunto, e você conseguirá isso demonstrando confiança e mantendo contato visual com seu público.
6. Use recursos
Use muitos recursos em sua apresentação. Evite usar somente textos para que não canse o seu público. Invista em imagens, vídeos para tornar o conteúdo mais atraente e descontraído.
O importante ao apresentar um tema, independente se o público será pequeno ou grande, é se colocar no lugar do espectador e se questionar “a maneira como penso em apresentar, conseguiria prender minha atenção?”. Isso, com certeza, ajudará na reflexão e contribuirá para preparar uma apresentação nota 10!
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