Sou advogado e não ganho dinheiro. O que fazer?

dinheiro

Muitos profissionais da área jurídica, ao terminar o curso superior em Direito, se deparam com dúvidas que se não analisadas corretamente poderão não proporcionar o retorno financeiro desejado.

Antes de entender como ganhar dinheiro na advocacia é preciso que você defina qual carreira, dentro da área, deseja seguir: ser um profissional autônomo, empregado ou associado.

Se por acaso você escolher atuar na área privada, tenha ciência que não existe fórmula mágica para conquistar seu espaço no mercado. Por esta razão preparamos, neste artigo, algumas dicas para ganhar dinheiro com advocacia.

É importante ressaltar que esse conteúdo não é necessariamente apenas para profissionais iniciantes, existem, atualmente mercado, muitos advogados com grande conhecimento que não se destacam perante a concorrência por não colocarem em prática as dicas citadas abaixo.

Vem com a gente para aprender, de uma vez, como ganhar dinheiro com advocacia.

Saiba se posicionar no mercado

Se você é advogado e não está ganhando dinheiro, talvez um dos maiores problemas seja o seu posicionamento no mercado. É fundamental que o profissional da área saiba se posicionar corretamente para atrair novos clientes ou parcerias e progredir na carreira.

Atente-se à maneira que você se apresenta aos seus clientes, advogados parceiros e, principalmente, nas redes sociais. Tome cuidado com os conteúdos compartilhados ou qual linguagem utiliza em seus artigos, afinal, um conteúdo pode tanto atrair quanto distanciar potenciais clientes.

Invista em profissionais capacitados para desenvolver uma identidade visual compatível aos seus valores e que possa ser aplicada em seu site. Um site com excelente layout e de fácil utilização causa boa impressão ao público impactado.

Não se esqueça de criar uma conta de e-mail profissional, um cartão de visita e utilizar vestimentas adequadas ao ambiente de trabalho. Tudo isso proporciona uma imagem de um profissional sério, competente e qualificado.

Seja um estrategista e um empreendedor

Não basta apenas ser um bom advogado para conseguir dinheiro, é necessário ser empreendedor. E, infelizmente, muitos profissionais não são capacitados na faculdade para empreender seu próprio negócio e acabam, sem ter culpa, fracassando ao administrar um escritório de advocacia.

Além de saber empreender é fundamental que o profissional crie estratégias de negócios bem planejadas para o seu negócio. Defina o quanto antes objetivos concretos e a maneira que deseja alcançá-los, ou seja, determine o tipo de serviço que será prestado, quais resultados deseja atingir e em quanto tempo fará isso.

Dedique um tempo para desenvolver um bom planejamento, isso facilitará para que suas metas sejam atingidas em um tempo menor e proporcione o retorno financeiro que deseja.

Invista em marketing jurídico

Uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro com advocacia é investir no marketing jurídico, afinal o retorno financeiro dependerá da conquista de novos clientes e fidelização dos que já fazem parte de sua carteira.

Entender o mercado e as tendências facilita na hora de desenvolver estratégias de marketing jurídico, conquistar o mercado em que atua e, consequentemente, mais clientes.

Tenha um bom marketing pessoal, esteja presente nas redes sociais, construindo conteúdos relevantes, e utilize as ferramentas disponíveis na internet para se aproximar do seu público e proporcionar o melhor atendimento para os seus problemas.

Contudo, lembre-se de ser profissional e respeitar os limites do Código de Ética da OAB.

Destaque-se perante a concorrência

O Brasil é o país com o maior número de advogados no mundo, ou seja, o mercado está saturado e com alta concorrência. Porém, uma maneira eficaz e simples de se destacar é por meio da especialização.

Além de todas as dicas citadas acima, será por meio do conhecimento adquirido em cursos que você sairá do comum e conseguirá se destacar diante de tantos profissionais espalhados em todo  território nacional.